Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/4224
Authors: Peixoto, Juliana Marinho
Title: Desafios da gestão escolar no contexto pandêmico da COVID-19: análise da produção acadêmico-científica
Keywords: Educação;Gestão escolar;COVID-19;Desafios gestão escolar
Issue Date: 2025
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar os desafios de gestão escolar, no contexto da pandemia COVID 19 entre os anos 2021 a 2023, tendo por objeto de análise a produção acadêmica-científica composto por 9 trabalhos (7 dissertações e 2 teses), disponível no repositório Catálogo de Dissertações e Tese da Capes e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações da BDTD. A pesquisa bibliográfica está alicerçada nos pressupostos da revisão integrativa de literatura e os entendimentos sobre gestão da educação, gestão escolar e desafios da gestão escolar de autores como Lück; Libâneo, Paro e Santos, expoentes da temática no Brasil. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade La Salle. Os dados coletados foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Destacamos os principais achados da pesquisa: gestão escolar democrática e participativa, possibilitou reduzir os efeitos da pandemia sobre a aprendizagem dos alunos; b) o esforço dos gestores, em desenvolver estratégias que viabilizassem, rapidamente, a disponibilização de atividades escolares. c) a importância do conselho escolar atuante durante a pandemia, tomando deliberações que amenizaram os problemas causados por aquele contexto; d) A ressignificação da gestão pedagógica, tendo em vista a urgência a adaptação as demandas da adoção do ensino remoto e a aproximação do planejamento docente; e) A importancia da gestão administrativa, através do uso de recursos materiais/financeiros na cultura organizacional de planejamento e cooperação; f) a importância das tecnologias digitais e das plataformas nos processos de ensino e aprendizagem e na comunicação; g) a relevância da formação continuada dos gestores em diferentes áreas da gestão do espaço escolar.
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, Roberto Carlos
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA.pdf1,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.