Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Peixoto, Juliana Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T22:47:58Z | - |
dc.date.available | 2025-07-10T22:47:58Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/4224 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo analisar os desafios de gestão escolar, no contexto da pandemia COVID 19 entre os anos 2021 a 2023, tendo por objeto de análise a produção acadêmica-científica composto por 9 trabalhos (7 dissertações e 2 teses), disponível no repositório Catálogo de Dissertações e Tese da Capes e da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações da BDTD. A pesquisa bibliográfica está alicerçada nos pressupostos da revisão integrativa de literatura e os entendimentos sobre gestão da educação, gestão escolar e desafios da gestão escolar de autores como Lück; Libâneo, Paro e Santos, expoentes da temática no Brasil. O estudo está inserido na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade La Salle. Os dados coletados foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Destacamos os principais achados da pesquisa: gestão escolar democrática e participativa, possibilitou reduzir os efeitos da pandemia sobre a aprendizagem dos alunos; b) o esforço dos gestores, em desenvolver estratégias que viabilizassem, rapidamente, a disponibilização de atividades escolares. c) a importância do conselho escolar atuante durante a pandemia, tomando deliberações que amenizaram os problemas causados por aquele contexto; d) A ressignificação da gestão pedagógica, tendo em vista a urgência a adaptação as demandas da adoção do ensino remoto e a aproximação do planejamento docente; e) A importancia da gestão administrativa, através do uso de recursos materiais/financeiros na cultura organizacional de planejamento e cooperação; f) a importância das tecnologias digitais e das plataformas nos processos de ensino e aprendizagem e na comunicação; g) a relevância da formação continuada dos gestores em diferentes áreas da gestão do espaço escolar. | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Desafios gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Desafios da gestão escolar no contexto pandêmico da COVID-19: análise da produção acadêmico-científica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ramos, Roberto Carlos | - |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.