Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3685
Authors: Conte, Elaine
Santos, Fabiane Rodrigues dos
Silva, Caroline Maciel da
Title: Aporias do professor reflexivo na cultura digital
Keywords: Professor reflexivo;Práxis;Tecnologias digitais
Issue Date: 2023
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal doAcre
Citation: CONTE, E.; SANTOS, F. R.; SILVA, C. M. Aporias do professor reflexivo na cultura digital. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 223–239, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265. Acesso em: 16 nov. 2023.
Abstract: O objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
econte.pdfOpen Access344,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.