Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3685
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Santos, Fabiane Rodrigues dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Caroline Maciel da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T19:45:41Z | - |
dc.date.available | 2023-11-16T19:45:41Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CONTE, E.; SANTOS, F. R.; SILVA, C. M. Aporias do professor reflexivo na cultura digital. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 223–239, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265. Acesso em: 16 nov. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3685 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal doAcre | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Professor reflexivo | pt_BR |
dc.subject | Práxis | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.title | Aporias do professor reflexivo na cultura digital | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 344,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.