Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3685
Autor(es): Conte, Elaine
Santos, Fabiane Rodrigues dos
Silva, Caroline Maciel da
Título: Aporias do professor reflexivo na cultura digital
Palavras-chave: Professor reflexivo;Práxis;Tecnologias digitais
Data do documento: 2023
Editor: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal doAcre
Citação: CONTE, E.; SANTOS, F. R.; SILVA, C. M. Aporias do professor reflexivo na cultura digital. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 15, p. 223–239, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6265. Acesso em: 16 nov. 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho é repensar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da educação, que estão em busca de perspectivas às práticas educativas, em meio à hiperconexão, que atingiu um significativo avanço no século XXI. A cultura digital embora nos apresente inúmeras formas de atualizar a prática pedagógica, tem gerado, ao mesmo tempo, impotência e desorientação no agir, visto que impera mecanismos adaptativos do trabalho pedagógico. Tais soluções formais causam simplificações cognitivas, pois se abandona a dimensão crítico-reflexiva em nome de inovações repentinas, gerando passividade e excessiva carga de trabalho. Como contraponto, debatemos sobre a ação do professor frente a um processo de fragmentação cultural, proveniente de uma vertente operacional, ligada à distribuição de recursos tecnocientíficos novos que segmentam os processos educacionais. Concluímos que há uma necessidade de projetar e reconstruir conhecimentos formativos diante das influências tecnológicas, rumo à educação autocrítica, para fazer a gente pensar a própria realidade e para renovar as questões do aprender no mundo em sintonia com a sensibilidade do outro pelo trabalho cooperativo.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
econte.pdfOpen Access344,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.