Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2985
Authors: | Rosa, Lúcia Regina Lucas da Gomes, Cristiane |
Title: | Contribuições da gamificação para a formação continuada de professores o escape book como estratégia metodológica. |
Keywords: | Ensino;Literatura;Formação docente;Gamificação |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Estadual de Campinas |
Citation: | GOMES, C.; ROSA, L. R. L. Contribuições da gamificação para a formação continuada de professores o escape book como estratégia metodológica. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n.º 1, p. 133-150, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665891/28041. Acesso em: 19 maio 2022. |
Abstract: | As ressignificações pedagógicas, tão necessárias à educação, têm trazido à tona a necessidade de formações docentes mais focadas no papel do professor enquanto mediador nos processos de ensino e de aprendizagem. Cabe às redes de ensino proporcionarem aos seus docentes momentos formativos teóricos e práticos que os auxiliem a desenvolver suas propostas de trabalho a partir da linha pedagógica adotada pela rede na qual está inserido. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo, que faz parte da pesquisa de Mestrado da autora, apresenta as contribuições da Gamificação para a formação continuada de professores, através da metodologia do Escape Book, que, baseado na lógica do escape room, como jogo de fuga, consiste na abordagem do universo linguístico-literário, inerente à prática docente, a partir de recursos próprios da gamificação. Essa metodologia, desenvolvida com o grupo de professores de português da rede municipal de ensino de Esteio, visa trazer subsídios práticos e teóricos que possibilitem integração e engajamento entre os participantes desse processo, para o avanço dos estudos de metodologias que proporcionem aprendizagens cada vez mais significativas aos estudantes, a partir da qualificação de recursos metodológicos de seus professores. A base teórica para este estudo será Bacich e Moran (2018) e Moran (2019), no que diz respeito às metodologias de ensino, Freire (2004), (2020) no que concerne à Educação, Schlemmer (2014) e Carolei e Tori (2014) e Carolei e Bruno (2018) referentes à Gamificação. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
lrlrosa.pdf | Open Access | 584,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.