Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2985
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosa, Lúcia Regina Lucas da | - |
dc.contributor.author | Gomes, Cristiane | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T21:11:20Z | - |
dc.date.available | 2022-05-25T21:11:20Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, C.; ROSA, L. R. L. Contribuições da gamificação para a formação continuada de professores o escape book como estratégia metodológica. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 24, n.º 1, p. 133-150, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8665891/28041. Acesso em: 19 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2985 | - |
dc.description.abstract | As ressignificações pedagógicas, tão necessárias à educação, têm trazido à tona a necessidade de formações docentes mais focadas no papel do professor enquanto mediador nos processos de ensino e de aprendizagem. Cabe às redes de ensino proporcionarem aos seus docentes momentos formativos teóricos e práticos que os auxiliem a desenvolver suas propostas de trabalho a partir da linha pedagógica adotada pela rede na qual está inserido. Dentro dessa perspectiva, o presente estudo, que faz parte da pesquisa de Mestrado da autora, apresenta as contribuições da Gamificação para a formação continuada de professores, através da metodologia do Escape Book, que, baseado na lógica do escape room, como jogo de fuga, consiste na abordagem do universo linguístico-literário, inerente à prática docente, a partir de recursos próprios da gamificação. Essa metodologia, desenvolvida com o grupo de professores de português da rede municipal de ensino de Esteio, visa trazer subsídios práticos e teóricos que possibilitem integração e engajamento entre os participantes desse processo, para o avanço dos estudos de metodologias que proporcionem aprendizagens cada vez mais significativas aos estudantes, a partir da qualificação de recursos metodológicos de seus professores. A base teórica para este estudo será Bacich e Moran (2018) e Moran (2019), no que diz respeito às metodologias de ensino, Freire (2004), (2020) no que concerne à Educação, Schlemmer (2014) e Carolei e Tori (2014) e Carolei e Bruno (2018) referentes à Gamificação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Contribuições da gamificação para a formação continuada de professores o escape book como estratégia metodológica. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
lrlrosa.pdf | Open Access | 584,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.