Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2372
Authors: Funakura, Masaaki Alves
Weschenfelder, Gelson Vanderlei
Title: Resiliência na cultura pop japonesa: possibilidades metodológicas como ferramenta de mediação de conflito no âmbito educacional
Keywords: Educação;Mediação cultural;Resiliência;Naruto;Adolescência
Issue Date: 2021
Publisher: Conhecimento & Diversidade
Citation: FUNAKURA, Masaaki Alves; WESCHENFELDER, Gelson. Resiliência na cultura pop japonesa: possibilidades metodológicas como ferramenta de mediação de conflito no âmbito educacional. Conhecimento & Diversidade, Niterói, RJ, v. 13, n. 31 , p. 152-163, set./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/8852/pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.
Abstract: A presente pesquisa busca alternativas metodológicas para a mediação de conflitos no âmbito escolar utilizando-se do anime japonês Naruto, obra do autor Masashi Kishimoto, em que é apresentado pontos importantes na evolução do personagem que é útil para uma possibilidade intervenção de conflitos no que cabe assuntos como superação e determinação em momentos críticos e delicados, tornando o personagem um exemplo de resiliência e virtudes. O trabalho será embasado com estudos bibliográficos e metodológicos que visam somar nas possibilidades do uso deste objeto de pesquisa para criar uma intervenção de combate ao bullying e somar nas políticas públicas e educacionais, evitando que crianças e adolescentes que apresentem riscos psicossociais não desenvolvam um desfecho negativo na sua vida adulta. Serão apresentadas ao leitor fundamentações teóricas relevantes para o estudo desta pesquisa, seguido da justificativa, objetivos e metodologia a serem atingidas com excelência deixando também em abertos futuros estudos pertinentes à pesquisa.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Masaaki Alves Funakura, Gelson Vanderlei Weschenfelder.pdf385,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.