Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2369
Authors: Souza, Mariana Pinkoski de
Habowski, Adilson Cristiano
Fossatti, Paulo
Jung, Hildegard Susana
Title: O contexto pandêmico no brasil e o reflexo na educação inclusiva
Keywords: Pandemia;Educação inclusiva;Brasil
Issue Date: 2022
Publisher: Revista gobierno y gestión pública
Citation: Souza, Mariana Pinkoski de et al. O contexto pandêmico no brasil e o reflexo na educação inclusiva. Revista gobierno y gestión pública, Lima, v. 9, n. 1, p. 109-124, 2022. Disponível em: https://revistagobiernoygestionpublica.usmp.edu.pe/index.php/RGGP/article/view/242/399. Acesso em: 12 jan. 2022.
Abstract: No momento atual e atípico de pandemia pelo COVID 19, os processos de aprendizagem modificaram, não havendo mais contato presencial. Alunos com deficiência necessitam de suporte educacional e a problematização encontra-se em como é ofertado todo suporte necessário para haver inclusão. Deste modo, este estudo, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica.de e tem como norte as seguintes inquietações: No isolamento social, como os alunos considerados diferentes estão sendo educados? Existem impactos socioeducacionais neste contexto? A educação inclusiva é percebida durante a pandemia? O objetivo deste estudo é verificar como a pandemia pelo COVID 19 no Brasil reflete na educação inclusiva. Dentre os achados importantes encontrados neste momento de pandemia, é demonstrada a importância da análise e da indispensabilidade de políticas públicas voltadas à desigualdade econômica e social no âmbito da escola básica, pressupondo a necessidade de ações efetivas para que ocorra a educação inclusiva. A gestão educacional e o amparo dos professores são fundamentais para a conquista da equidade nas relações educacionais durante e após a pandemia. Foi possível observar que é essencial aumentar as alternativas governamentais com recursos para disponibilizar tecnologias para todos alunos, bem como deve ser preconizada a capacitação de professores.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mariana Pinkoski de Souza et al.pdf234,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.