Skip navigation
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Estatísticas
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  1. DSpace Unilasalle

Novos documentos depositados RSS Feed RSS Feed RSS Feed

Tessitura do conhecimento em ciências humanas a partir do pensamento de jogos Visualizar

Nos últimos anos percebemos a crescente hibridização da sociedade, onde diferentes espaços, tecnologias, modalidades e linguagens coexistem, trazendo novos significados às práticas que realizamos em nosso cotidiano. A educação, nesse contexto, se reconfigura constantemente a partir de transformações que se refletem na organização dos conhecimentos e, como consequência, nas formações docentes. Nesta tese, partimos da abordagem de aprendizagem baseada no pensamento de jogos, como inspiraç...

Gestão escolar com foco em resultados: fundamentos, contribuições e desafios para a efetividade do direito à educação de qualidade Visualizar

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 positiva o direito à educação juntamente com um conjunto de demais direitos essenciais à dignidade humana. A partir dos anos noventa, com o intuito de monitorar e aferir a qualidade educacional, ações tais como a instituição de sistemas de avaliação externa e indicadores de qualidade foram implantados em vários países, entre eles o Brasil. O desempenho das redes públicas de ensino nestes indicadores de qualidade implica no destino ...

Diretrizes para a implementação da política educacional dos centros de atendimento para pessoas com TEA, a partir da experiência do TEAcolhe, de Novo Hamburgo-RS Visualizar

Esta pesquisa insere-se na Linha de Gestão Educacional e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. A temática da inclusão insere-se nos campos de estudo do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos, da Universidade La Salle. O objetivo geral do presente estudo consiste em analisar o programa TEAcolhe, do governo do estado do Rio grande do Sul, a partir das atividades desenvolvidas na unidade de novo hamburgo-RS, á luz do parecer ...

O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no contexto do ensino médio: possíveis contribuições a partir da abordagem das humanidades digitais Visualizar

A presente pesquisa busca investigar nas produções literárias relacionadas à incorporação da discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas educativas do Ensino Médio brasileiro, possíveis contribuições a partir da abordagem das Humanidades Digitais. Para tanto, serão analisados os principais periódicos Brasileiros, cujo Qualis/Capes é classificado entre A1 e A4, publicados no período de janeiro de 2018 até junho de 2024. Metodologicamente, será ...

A ascensão profissional da mulher na advocacia brasileira: barreiras, desafios e complexidade Visualizar

Esta dissertação analisa os mecanismos que dificultam a ascensão profissional das mulheres na advocacia brasileira, focando nas barreiras estruturais, culturais e simbólicas que perpetuam as desigualdades de gênero dentro dessa profissão. A pesquisa explora a inclusão feminina na advocacia ao longo da história, destacando as transformações sociais, políticas e legislativas que impulsionaram a maior presença feminina no setor jurídico, mas que ainda não garantiram igualdade nas oportunida...

A informação previdenciária frente ao processo de transformação digital do INSS: uma abordagem a partir da Sociologia reflexiva de Pierre Bordieu Visualizar

A digitalização dos serviços previdenciários no Brasil, por meio da plataforma do Meu INSS, trouxe avanços significativos na modernização da Administração Pública, mas também desafios relacionados à acessibilidade, transparência e inclusão digital. Esta dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE, na linha de pesquisa 1 – Efetividade do Direito na Sociedade, analisa os impactos da transformação digital no acess...

Caminhos para a construção de equidade de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: articulações entre políticas públicas, intencionalidade docente e feminização do magistério Visualizar

A presente tese partiu de problemáticas da sala de aula e foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Lasalle. Entre elas destacamos as constatações sobre o magistério e a sua feminização, muitas vezes, a observação do não protagonismo docente, a cristalização de alguns padrões cisheteronormativos nas mediações diárias na escola e os dados estatísticos que demonstram que as mulheres, mesmo se qualificando mais, ainda se mantém com salários mais baixo...

A relação entre o envolvimento da família com a escola e a aprendizagem das crianças: uma análise na produção científica brasileira entre 2020 e 2023 Visualizar

O estudo de pesquisa está situado na linha 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. O estudo focaliza a relação entre o envolvimento da família com a escola e a aprendizagem das crianças, analisando a produção científica brasileira entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo foi investigar como a participação da família nos processos ensino e aprendizagem de crianças foi abordada em dissertações e teses ...

O samba-enredo como linguagem mobilizadora para o ensino no componente curricular de Artes: elaboração de uma sequência didática para o município de Canoas/RS Visualizar

O estudo propõe construir uma estratégia pedagógica para as aulas de Artes no Ensino Fundamental, capaz de incorporar o uso de sambas-enredo como ferramenta efetiva para o engajamento dos alunos com o ambiente escolar e para o aprendizado de elementos curriculares. Inserida na linha de pesquisa "Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade La Salle, esta dissertação adota a metodologia da pesquisa de desenvolvimento (des...

Práticas educativas e culturas indígenas: um projeto de trabalho interdisciplinar e intercultural nos anos iniciais do ensino fundamental Visualizar

A presente investigação aborda a temática das culturas indígenas no contexto escolar não indígena, a partir da obrigatoriedade do estudo das histórias e das culturas indígenas e afro-brasileiras nos estabelecimentos de ensino fundamental. O objetivo geral consiste em refletir sobre a abordagem das culturas indígenas no contexto escolar, a partir do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar com os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da escola Irmão Pedro, da rede municip...

Comunidades do repositório

Clique em uma comunidade para ver suas coleções

Logo

DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Logo

GRADUAÇÃO

Logo

PÓS-GRADUAÇÃO

Busca facetada

Autor
  • 172 Jung, Hildegard Susana
  • 153 Bem, Judite Sanson de
  • 136 Conte, Elaine
  • 86 Waismann, Moisés
  • 84 Universidade La Salle. Observatór...
  • 80 Fossatti, Paulo
  • 76 Habowski, Adilson Cristiano
  • 74 Silva, Gilberto Ferreira da
  • 67 Borges, Maria de Lourdes
  • 59 Caumo, Wolnei
  • . próximo >
Assunto
  • 13 Docência
  • 13 Formação
  • 13 Gestão cultural
  • 13 Meio ambiente
  • 13 Nutrição
  • 12 Desenvolvimento
  • 12 Dor crônica
  • 12 Educação inclusiva
  • 12 Família
  • 12 Gestão universitária
  • . < anterior próximo >
Data de Publicação
  • 1910 2020 - 2025
  • 1272 2010 - 2019
  • 15 2000 - 2009
Has File(s)
  • 3195 true
  • 2 false
Tema criado por Logo CINECA

DSpace Software Copyright © 2002-2010 Duraspace - Contato com a administração

Biblioteca Universidade La Salle

Av. Vítor Barreto, 2288 – Centro | Canoas – RS | CEP - 92010-000

Telefone: (51) 3476-8500

www.unilasalle.edu.br