Skip navigation
DSpace logo
  • Home
  • Browse
    • Communities
      & Collections
    • Browse Items by:
    • Issue Date
    • Author
    • Title
    • Subject
  • ???jsp.layout.navbar-default.statistics???
  • Language
    • português
    • English
  • Sign on to:
    • My DSpace
    • Receive email
      updates
    • Edit Profile
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  1. DSpace Unilasalle

Recent Submissions RSS Feed RSS Feed RSS Feed

Formação humanística na pedagogia e suas implicações no fazer docente do egresso da Unimontes Visualizar

Esta pesquisa trata sobre a formação humana, especificamente da formação humanística. O que motivou o estudo desse tema é que na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, encontra-se a concepção humanística, mas não há estudos na área da educação que explicitem esse conceito. Portanto, o aporte inovador da tese foi trazer categorias que permitiram elaborar o conceito de Formação Humanística para o curso de Peda...

Para onde vão os patos? A construção da identidade de Holden Caulfield em 'O apanhador no campo de centeio'. Visualizar

Análise de paradoxos, com base na memória e identidade, do protagonista de 'A máquina de fazer espanhóis'. Visualizar

O presente artigo propõe uma análise da identidade, inconstante e indefinível, tendo como corpus o romance contemporâneo de Valter Hugo Mãe, A Máquina de Fazer Espanhóis (2011). O objeto de estudo será o narradorpersonagem António Jorge da Silva. Por meio de memórias, percebe-se que a construção da identidade desse ser fragmentado é consequência de uma ditadura que o influenciou e de uma vida que orbitou em torno de seu egoísmo. Para explicitar tal afirmação, destacam-se passagens d...

Lúciola: comparações entre a personagem de José de Alencar e a mulher contemporânea. Visualizar

O presente artigo propõe uma análise a respeito do papel da mulher na burguesia carioca do século XIX por meio do romance urbano Lucíola, de José de Alencar, pertencente ao período literário denominado Romantismo. Primeiramente, abordaremos questões referentes à literatura descritiva dos costumes da corte carioca, do tabu da prostituição e da virgindade, da valorização da postura puritana e da punição sofrida pela protagonista por não se encaixar nesse estereótipo. Na sequência, apres...

Transformando a história em ficção: análise da obra história do cerco de Lisboa, de José Saramago Visualizar

Para melhor entendimento dos gêneros história e ficção, será apresentada a obra História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, escrita em 1989. Baseada no ocorrido do cerco de Lisboa, de 1147, Saramago mostra a ocorrência de uma simples alteração em um fato Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli | v. 10, n. 1, p. 259-269, jan.-abr. 2021 histórico, transformando assim, a história em ficção. No presente artigo, será realizada uma análise da história real e outra da modificação dela que se...

Metodologia de ensino híbrido no ensino superior: uma revisão da literatura Visualizar

Metodologia de ensino sala de aula invertida: uma revisão da literatura. Visualizar

Currículo de matemática do Ensino Superior Visualizar

Neste artigo apresenta-se as metodologias ativas, como uma possibilidade metodológica para o Ensino Superior, visto que são estratégias de ensino que podem propiciara participação ativados acadêmicos ao longo do processo de construção de sua aprendizagem. Neste contexto, o objetivo desse estudo é apresentar a aplicação do modelo de Sala de Aula Invertida no Ensino Superior em uma aula da disciplina de Equações Diferenciais. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, na...

A industrialização de Canoas nas décadas 1940-1970: memórias de trabalhadores Visualizar

Esta pesquisa insere-se no campo de estudos em memória social, na Linha de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade, do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, tendo como tema o processo de industrialização de Canoas entre as décadas de 1940 e 1970. Nesse período, o município, emancipado em 1939, teve acelerado processo de industrialização e forte presença de migrantes que, vindos para Canoas, passaram a habitar loteamentos que deram origem aos diversos bairros da ci...

Um estudo sobre a mobilidade urbana do bairro Centro de Canoas/RS: explorando o potencial das (futuras) ciclovias para proposição de rotas culturais Visualizar

Esta dissertação foi desenvolvida no programa de pós-graduação em Memória Social e Bens Culturais, na linha de pesquisa em Memória e Linguagens Culturais, inspirando-se em autores da área de memória social, patrimônio, cultura, urbanismo e tecnologia, dos quais destaco como referencial teórico de base Maurice Halbwachs, Joël Candau, Françoise Choay, Jan Gehl, Zygmunt Bauman, Pierre Lévy e Vera Dodebei. Se buscou investigar o processo de urbanização de Canoas e o processo de construção d...

Communities in DSpace

Choose a community to browse its collections.

Logo

DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Logo

GRADUAÇÃO

Logo

PÓS-GRADUAÇÃO

Discover

Author
  • 43 Souza, Andressa de
  • 39 Medeiros, Liciane Fernandes
  • 36 Felicetti, Vera Lucia
  • 36 Silva, Louise de Quadros da
  • 35 Backes, Luciana
  • 34 Torres, Iraci L. S.
  • 34 Vaz, Douglas
  • 32 Rosa, Lúcia Regina Lucas da
  • 31 Araújo, Margarete Panerai
  • 31 Lisboa, Thiago
  • . < previous next >
Subject
  • 176 Educação
  • 82 Emprego
  • 82 Memória
  • 79 Mercado de Trabalho
  • 77 Políticas Públicas
  • 70 Memória social
  • 60 Direito
  • 40 Cultura
  • 33 Fibromialgia
  • 33 Formação de professores
  • . next >
Date issued
  • 1264 2020 - 2023
  • 1271 2010 - 2019
  • 15 2000 - 2009
Has File(s)
  • 2548 true
  • 2 false
Theme by Logo CINECA

DSpace Software Copyright © 2002-2013  Duraspace - Feedback

Biblioteca Universidade La Salle

Av. Vítor Barreto, 2288 – Centro | Canoas – RS | CEP - 92010-000

Telefone: (51) 3476-8500

www.unilasalle.edu.br