Skip navigation
DSpace logo
  • Página inicial
  • Navegar
    • Comunidades e coleções
    • Navegar nos Itens por:
    • Data do documento
    • Todos os autores
    • Título
    • Assunto
  • Estatísticas
  • Idioma
    • português
    • English
  • Entrar em:
    • Meu espaço
    • Receber atualizações
      por e-mail
    • Editar perfil
Repositório Institucional do Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  1. DSpace Unilasalle

Novos documentos depositados RSS Feed RSS Feed RSS Feed

Mulheres em vulnerabilidade social: a contribuição da atividade física para a melhora da qualidade de vida em uma comunidade de Manaus Visualizar

Introdução: A Organização Mundial da Saúde (OMS) define qualidade de vida (QV) como a percepção do indivíduo sobre sua inserção no contexto cultural e nos valores em que vive, considerando seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Com isso, o Projeto “Mulheres em Vulnerabilidade Social: A Contribuição da Atividade Física para a Melhora da Qualidade de Vida em uma Comunidade em Manaus (AM)“. Este estudo investiga a percepção da qualidade de vida de mulheres em situação de vul...

A informação previdenciária frente ao processo de transformação digital do INSS: uma abordagem a partir da Sociologia reflexiva de Pierre Bordieu Visualizar

A digitalização dos serviços previdenciários no Brasil, por meio da plataforma do Meu INSS, trouxe avanços significativos na modernização da Administração Pública, mas também desafios relacionados à acessibilidade, transparência e inclusão digital. Esta dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE, na linha de pesquisa 1 – Efetividade do Direito na Sociedade, analisa os impactos da transformação digital no acess...

Caminhos para a construção de equidade de gênero nos anos iniciais do ensino fundamental: articulações entre políticas públicas, intencionalidade docente e feminização do magistério Visualizar

A presente tese partiu de problemáticas da sala de aula e foi desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Lasalle. Entre elas destacamos as constatações sobre o magistério e a sua feminização, muitas vezes, a observação do não protagonismo docente, a cristalização de alguns padrões cisheteronormativos nas mediações diárias na escola e os dados estatísticos que demonstram que as mulheres, mesmo se qualificando mais, ainda se mantém com salários mais baixo...

A relação entre o envolvimento da família com a escola e a aprendizagem das crianças: uma análise na produção científica brasileira entre 2020 e 2023 Visualizar

O estudo de pesquisa está situado na linha 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. O estudo focaliza a relação entre o envolvimento da família com a escola e a aprendizagem das crianças, analisando a produção científica brasileira entre 2020 e 2023. O objetivo deste estudo foi investigar como a participação da família nos processos ensino e aprendizagem de crianças foi abordada em dissertações e teses ...

O samba-enredo como linguagem mobilizadora para o ensino no componente curricular de Artes: elaboração de uma sequência didática para o município de Canoas/RS Visualizar

O estudo propõe construir uma estratégia pedagógica para as aulas de Artes no Ensino Fundamental, capaz de incorporar o uso de sambas-enredo como ferramenta efetiva para o engajamento dos alunos com o ambiente escolar e para o aprendizado de elementos curriculares. Inserida na linha de pesquisa "Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade La Salle, esta dissertação adota a metodologia da pesquisa de desenvolvimento (des...

Práticas educativas e culturas indígenas: um projeto de trabalho interdisciplinar e intercultural nos anos iniciais do ensino fundamental Visualizar

A presente investigação aborda a temática das culturas indígenas no contexto escolar não indígena, a partir da obrigatoriedade do estudo das histórias e das culturas indígenas e afro-brasileiras nos estabelecimentos de ensino fundamental. O objetivo geral consiste em refletir sobre a abordagem das culturas indígenas no contexto escolar, a partir do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar com os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da escola Irmão Pedro, da rede municip...

A efetividade dos direitos fundamentais e o acesso à justiça do trabalho: um estudo sobre a situação dos trabalhadores imigrantes no Rio Grande do Sul Visualizar

A pesquisa está relacionada à linha de investigação sobre a efetividade do direito na sociedade, com o objetivo de estudar a concretização dos direitos formalmente protegidos e as garantias materiais para sua tutela por meio do acesso à Justiça do Trabalho. Busca, desta forma, compreender a interconexão entre o Direito e a materialização dos direitos tutelados pelo Estado, especialmente no que diz respeito à situação dos trabalhadores imigrantes e ao papel do aparato estatal em assegurar...

Contribuições de práticas com tecnologias assistivas para ações formativas dos professores de AEE em comunidades de aprendizagens Visualizar

A pesquisa-ação tem como problemática investigativa: “Quais são as contribuições de práticas com Tecnologias Assistivas desenvolvidas por professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, na rede municipal de Canoas/RS, para ações formativas em comunidades de aprendizagem?” A pesquisa está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, através da seguinte linha de pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. O referencial teórico e...

A contribuição da formação inicial e continuada dos professores de matemática para a transição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental: a temática números em foco Visualizar

A formação inicial e continuada de professores de matemática desempenha um papel fundamental na promoção do direito à educação de qualidade e, por conseguinte, na garantia dos demais direitos essenciais à dignidade humana. Essa pesquisa se enquadra na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias, e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e tem como objetivo geral investigar a contribuição da formação inicial e continuada para práticas...

Formação continuada de professoras da educação infantil: uma reflexão acerca das demandas formativas decorrentes dos desafios cotidianos em uma escola de Manaus Visualizar

A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, tem como problema de investigação: quais são as demandas formativas a serem contempladas numa proposta de formação continuada para as professoras que atuam na Educação Infantil de uma escola localizada em Manaus no Estado do Amazonas, considerando a realidade do contexto escolar e os desafios vivenciados por elas em suas práticas educativas cotidianas? Foi realizada em uma escola de Educação Infantil, localizada em Manaus no E...

Comunidades do repositório

Clique em uma comunidade para ver suas coleções

Logo

DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

Logo

GRADUAÇÃO

Logo

PÓS-GRADUAÇÃO

Busca facetada

Autor
  • 172 Jung, Hildegard Susana
  • 153 Bem, Judite Sanson de
  • 136 Conte, Elaine
  • 86 Waismann, Moisés
  • 84 Universidade La Salle. Observatór...
  • 80 Fossatti, Paulo
  • 76 Habowski, Adilson Cristiano
  • 74 Silva, Gilberto Ferreira da
  • 67 Borges, Maria de Lourdes
  • 59 Caumo, Wolnei
  • . próximo >
Assunto
  • 15 Memória organizacional
  • 14 Adolescentes
  • 14 Canoas
  • 14 Comunicação
  • 14 Direitos humanos
  • 14 Educação Infantil
  • 14 Práticas educativas
  • 13 Aprendizagem significativa
  • 13 Docência
  • 13 Formação
  • . < anterior próximo >
Data de Publicação
  • 1911 2020 - 2025
  • 1272 2010 - 2019
  • 15 2000 - 2009
Has File(s)
  • 3196 true
  • 2 false
Tema criado por Logo CINECA

DSpace Software Copyright © 2002-2010 Duraspace - Contato com a administração

Biblioteca Universidade La Salle

Av. Vítor Barreto, 2288 – Centro | Canoas – RS | CEP - 92010-000

Telefone: (51) 3476-8500

www.unilasalle.edu.br