Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4213
Autor(es): Cardoso, Rosana Patricia Mattos da Silva
Título: Práticas educativas e culturas indígenas: um projeto de trabalho interdisciplinar e intercultural nos anos iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave: Projeto interdisciplinar;Culturas indígenas;Práticas pedagógicas;Rede Municipal de Canoas
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: A presente investigação aborda a temática das culturas indígenas no contexto escolar não indígena, a partir da obrigatoriedade do estudo das histórias e das culturas indígenas e afro-brasileiras nos estabelecimentos de ensino fundamental. O objetivo geral consiste em refletir sobre a abordagem das culturas indígenas no contexto escolar, a partir do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar com os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental da escola Irmão Pedro, da rede municipal de ensino de Canoas/RS. Este estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, a investigação foi desenvolvida por meio de um projeto interdisciplinar com professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Os instrumentos de coleta de dados incluíram entrevistas semiestruturadas, observação participante e o uso do diário itinerante. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2004). Os resultados apontam que, apesar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os documentos de referência do Município de Canoas exigirem o ensino das culturas indígenas e afro-brasileiras, são necessários espaços para discussões e reflexões, com os docentes, sobre os documentos normativos, para assim atender as necessidades emergentes do contexto em que estão inseridos. A pesquisa também evidenciou que, por meio de discussões e experiências vivenciais, os docentes participantes ampliaram suas compreensões sobre os povos indígenas, promovendo a ressignificação de conhecimentos, superando estereótipos e fortalecendo a valorização da diversidade cultural. Destacou-se, assim, a importância da formação continuada dos educadores, a qual deve propiciar espaços para discussões, reflexões e, sobretudo, para o diálogo intercultural. A experiência do trabalho coletivo, por meio do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar promovendo o diálogo intercultural, desempenhou um papel central na construção de saberes significativos e na transformação das práticas pedagógicas. Nesse contexto, as ações investigadas na presente pesquisa contribuíram para o reconhecimento das culturas indígenas no contexto educacional não indígena, configurando-se como elementos fundamentais para a promoção de novas práticas pedagógicas.
Orientador(es): Casagrande, Cledes Antônio
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANA.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.