Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/975
Autor(es): | Menger, Tatiane Oliveira de Oliveira |
Título: | Avaliação da gestão de postos de combustíveis nas cidades de Porto Alegre e Canoas |
Palavras-chave: | Impactos ambientais;PRC;EPI;CONAMA 237/97 |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Unilasalle |
Citação: | MENGER, Tatiane Oliveira de Oliveira. Avaliação da gestão de postos de combustíveis nas cidades de Porto Alegre e Canoas. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/975. Acesso em: 20 ago. 2020. |
Resumo: | Os acidentes em postos revendedores de combustíveis resultam em danos imediatos ao meio ambiente ao contaminar a água e o solo. O bom funcionamento de um posto de combustível deve seguir as leis nas três esferas federal, estadual e municipal. Os postos de combustíveis já existentes em grandes centros como a cidade de Porto Alegre e Canoas não seriam construídos se seguissem as normas em vigor no que diz respeito principalmente a sua localidade. A cidade de Porto Alegre possui um total aproximado de 1.409.350 (um milhão quatrocentos e nove mil e trezentos e cinquenta) habitantes enquanto que a cidade de Canoas o número é de 323.830 (trezentos e vinte e três mil e oitocentos e trinta) habitantes, o que justifica a existência de aproximadamente 207 e 65 Postos Revendedores de Combustível (PRC) nas respectivas cidades. Entre os possíveis impactos ambientais podem citar-se emissões de substancias químicas voláteis, propiciado pelo respiro dos tanques enterrados; derrame de produtos; incêndio/explosão, causada pela presença de alguma fonte de ignição próximos ao combustível e alto consumo de água causado pela lavagem de veículos e do próprio estabelecimento. Esses dados são abordados num questionário produzido nesta dissertação que foram aplicados em 11 e 10 PRC nas cidades de Porto Alegre e Canoas respectivamente. Entre as conclusões pode-se afirmar que todos os postos seguem as leis vigentes nas duas cidades; enquanto que foi observado que os EPI’s não eram usados de forma completa. |
Orientador(es): | Navarro Hidalgo, Gelsa Edith |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAIA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
toomenger.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.