Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/4268
Autor(es): Rosa, Maria Isabel Pereira da
Título: Entre emoção e razão: a influência do neuromarketing na escolha de planos de saúde regionais
Palavras-chave: Administração de empresas;Marketing;Neuromarketing;Psicologia;Decisão de compra;Planos de saúde
Data do documento: 2025
Editor: Universidade La Salle
Resumo: Este estudo explorou a complexa interação entre emoção e razão no processo de decisão de compra de planos de saúde regionais por consumidores do Rio Grande do Sul, sob a ótica do neuromarketing. O objetivo principal foi analisar como essa abordagem influencia tal processo decisório. Para isso, a pesquisa empregou uma metodologia mista, combinando dados quantitativos de uma pesquisa com consumidores que residem no RS e análises qualitativas a partir de uma entrevista aprofundada com uma psicóloga. Os resultados revelaram que a "tranquilidade" surge como o fator mais valorizado, seguida por "cobertura" e "custo-benefício", enquanto o "medo de ficar doente" atua como um poderoso motivador emocional. A análise demonstrou que a decisão de compra não é puramente racional, mas sim, um produto da constante interação entre fatores como preço e cobertura, e estados emocionais como ansiedade e busca por segurança. Elementos de neuromarketing, como imagens emocionais e slogans de impacto, mostraram-se eficazes em prender a atenção e influenciar a percepção do consumidor, criando "ancoragem neural" e "engajamento neural". A triangulação dos dados validou esses achados, oferecendo uma compreensão multifacetada das dinâmicas psicológicas subjacentes às escolhas. Desse modo, pode-se afirmar que o estudo atingiu plenamente seus objetivos, fornecendo importantes insights para o posicionamento estratégico e ações de marketing das operadoras de saúde regionais.
Orientador(es): Arruda, Cristiane Duarte de
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Graduação (Administração)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
8 - Isabel Pereira.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.