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http://hdl.handle.net/11690/4251
Authors: | Borba, Alexsandro Cristian Santos de |
Title: | Promoção do bem-estar docente: perspectivas dos educadores da rede municipal de ensino de Canoas e suas contribuições para a proposição de diretrizes de políticas públicas |
Keywords: | Bem-estar docente;Mal-estar docente;Gestão educacional;Políticas públicas |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | O bem-estar docente é uma área de extrema importância dentro do campo da educação. Refere-se ao estado geral de saúde física, mental e emocional dos professores e seu impacto no ambiente de trabalho, bem como na qualidade do ensino oferecido aos alunos. Dessa forma, a pesquisa tipo Estudo de Caso, tem como problema de investigação: Quais as contribuições dos educadores que atuam na rede municipal de ensino de Canoas, em escolas de Ensino Fundamental, para a proposição de diretrizes de política pública direcionadas à promoção do bem-estar docente? A pesquisa tem por objetivo propor políticas públicas de bem-estar docente a partir da perspectiva dos educadores das Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Canoas/RS, Brasil. O estudo se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Educação da Universidade La Salle. Tem como campo empírico as escolas da rede municipal de Canoas, situadas nos quadrantes Sudeste, Sudoeste, Noroeste e Nordeste. Os participantes do estudo são os educadores que exercem a docência nas Escolas de Ensino Fundamental. Os instrumentos para a coleta de dados são a análise documental e o questionário aplicado por meio do Google Forms. O referencial teórico, em relação a esta temática, está fundamentado nos pressupostos de, Marchesi, García, Nóvoa, entre outros. Para a análise dos dados, foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados indicaram que os professores reconhecem diversos fatores que afetam seu bem-estar, como a carga horária excessiva, a estrutura física das escolas, a falta de diálogo entre os gestores e os professores na tomada de decisões, apoio psicológico, a remuneração, a saúde mental dos professores e a reestruturação e criação de um plano de carreira justo e atualizado. Suas contribuições evidenciam a urgência de políticas públicas que contemplem a reestruturação do plano de carreira, o fortalecimento de ações voltadas à saúde mental, a escuta ativa e condições dignas de trabalho. A pesquisa reafirma a importância de considerar os professores como sujeitos políticos e produtores de conhecimento, cujas experiências devem orientar políticas educacionais mais humanas e eficazes. Espera-se que os achados contribuam para o debate acadêmico e para a implementação de ações concretas de valorização docente no município de Canoas. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Fossatti, Paulo |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
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