Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/4236
Autor(es): | Silva, Patrícia da |
Título: | O enfermeiro como educador em saúde da família com filho autista |
Palavras-chave: | Enfermagem;Transtorno do espectro Autista;Família;Apoio familiar;Educação em saúde |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade La Salle |
Resumo: | O estudo teve como objetivo descrever as práticas educativas em saúde realizadas pela enfermagem junto às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com base em revisão integrativa da literatura entre 2019 e 2024. A pesquisa foi conduzida nas bases BIREME, PubMed, SciELO, LILACS e Google Acadêmico, e resultou na identificação de categorias temáticas sobre a atuação da enfermagem. As práticas educativas incluem orientações sobre o transtorno, apoio emocional, capacitação para cuidados diários, encaminhamento a serviços especializados e fortalecimento da rede de apoio. Estratégias como rodas de conversa, palestras, visitas domiciliares, materiais informativos e acompanhamento individualizado foram destacadas. Entre os desafios enfrentados pelos profissionais, estão a falta de capacitação específica, dificuldades de comunicação, sobrecarga de trabalho, escassez de recursos e pouca articulação com equipes multidisciplinares, o que compromete a continuidade e a eficácia do cuidado prestado. |
Orientador(es): | Silva, Fabiano Silva da |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (Enfermagem) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC PATRÍCIA DA SILVA (FINAL)2906 - PATRICIA SILVA SEVERO DA SILVA.pdf | 193,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.