Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4220
Authors: | Brenner, Fernanda Cristina |
Title: | O uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no contexto do ensino médio: possíveis contribuições a partir da abordagem das humanidades digitais |
Keywords: | TDIC;Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação;Ensino médio;Humanidades digitais |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | A presente pesquisa busca investigar nas produções literárias relacionadas à incorporação da discussão sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas educativas do Ensino Médio brasileiro, possíveis contribuições a partir da abordagem das Humanidades Digitais. Para tanto, serão analisados os principais periódicos Brasileiros, cujo Qualis/Capes é classificado entre A1 e A4, publicados no período de janeiro de 2018 até junho de 2024. Metodologicamente, será realizado levantamento bibliográfico, fazendo uso de referenciais apresentados por estudiosos e pesquisadores que versam reflexões de grande valia sobre as TDIC, sua inclusão junto ao ensino médio, o contexto apresentado e incorporado às Humanidades Digitais e as perspectivas encontradas. O corpus investigativo da pesquisa será constituído por 23 produções, localizadas na base de dados disponibilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a fim de responder ao questionamento de como a abordagem das Humanidades Digitais pode contribuir para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e de Comunicação (TDIC) no Ensino Médio brasileiro. Este estudo se insere na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e, almeja-se que os resultados do estudo contribuam para discussões temáticas sobre as Humanidades Digitais e suas contribuições para a área da educação, que tem em seu cotidiano a superação de desafios de formação de pessoas que serão inseridas em uma sociedade que está em constante evolução e tem em seu contexto a indissociabilidade do digital e físico, do real e virtual. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Pontin, Fabrício |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA.pdf | 968,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.