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http://hdl.handle.net/11690/4210
Authors: | Costa Neto, Adelino |
Title: | A contribuição da formação inicial e continuada dos professores de matemática para a transição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental: a temática números em foco |
Keywords: | Formação inicial e continuada de professores;Educação matemática;Transição entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental;Números |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | A formação inicial e continuada de professores de matemática desempenha um papel fundamental na promoção do direito à educação de qualidade e, por conseguinte, na garantia dos demais direitos essenciais à dignidade humana. Essa pesquisa se enquadra na Linha de Pesquisa: Formação de Professores, Teorias, e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e tem como objetivo geral investigar a contribuição da formação inicial e continuada para práticas pedagógicas de professores de matemática no 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental, no desenvolvimento da unidade temática números, de modo a facilitar na transição dos anos iniciais para os anos finais. No cerne desse estudo, buscou-se explorar as melhores práticas e abordagens utilizadas na formação de professores, identificando os desafios e oportunidades enfrentados nesse processo. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, aprofundando a compreensão do assunto em análise através de análise documental e questionário anônimo com professores que ensinam matemática no 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental. A pesquisa mostrou que a formação inicial e continuada de professores de matemática é crucial para a implementação de práticas pedagógicas eficazes, contribuindo significativamente para a compreensão dos conceitos numéricos pelos alunos. Além disso, a formação contínua proporciona aos professores ferramentas e estratégias que facilitam a transição dos alunos dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental. Essas estratégias incluem a atualização sobre novas metodologias de ensino, o desenvolvimento de habilidades para lidar com a diversidade de aprendizes e a promoção de um ambiente colaborativo entre educadores. Dessa forma, a formação contínua não apenas aprimora as competências dos professores, mas também promove um aprendizado mais coeso e integrado para os alunos. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a melhoria constante da formação desses profissionais, de modo a garantir que cada discente tenha acesso a uma educação matemática de alta qualidade, estabelecendo assim as bases para seu sucesso acadêmico e pessoal. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ferreira, Rute Henrique da Silva |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
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