Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/4205
Authors: | Santos, Wanda Maria Campêllo dos |
Title: | Abordagens sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa no ensino médio: uma análise de teses e dissertações |
Keywords: | Língua inglesa;Ensino;Aprendizagem;Ensino médio |
Issue Date: | 2025 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | A presente dissertação se insere na Linha de Pesquisa 1 – Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Esse trabalho tem como objetivo investigar as abordagens teóricas relativas ao ensino e à aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Médio apresentadas por autores de dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação situados no Brasil na perspectiva da identificação de desafios e possíveis caminhos para o ensino e aprendizagem da língua inglesa no ensino médio, por meio dos descritores Língua Inglesa Ensino Médio; Ensino de Língua Inglesa; Aprendizagem de Língua Inglesa. Foram selecionadas pesquisas defendidas a partir de 2019 até 2023. É uma pesquisa teórica, qualitativa, do tipo bibliográfica, inserida na Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade La Salle. O corpus investigativo está composto de seis dissertações e dois artigos a respeito da temática. Para a análise, foi aplicada a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2008), que inclui as etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento de resultados. Ao examinar essas pesquisas, foram identificadas diversas perspectivas e desafios inerentes ao ensino do inglês referente a este nível educacional. Assim, os resultados obtidos revelam a significativa importância do estudo do idioma inglês para os alunos do ensino médio, além de fornecer habilidades linguísticas essenciais, visto que a aprendizagem da Língua Inglesa auxilia os estudantes a enfrentarem os desafios presentes em uma sociedade cada vez mais globalizada. Destaca-se também o papel fundamental do ensino de inglês no desenvolvimento de competências comunicativas, cognitivas e sociais dos alunos. A proficiência no idioma não apenas amplia suas capacidades de expressão e compreensão, mas também promove uma maior consciência intercultural e habilidades de colaboração e trabalho em equipe. Portanto, este estudo reforça a necessidade de uma abordagem pedagógica sólida e contextualizada para o ensino do inglês no ensino médio. Investimentos em recursos educacionais adequados, formação de professores qualificados e práticas de ensino inovadoras são essenciais para garantir que os alunos possam maximizar os benefícios do aprendizado do inglês e se preparar de forma eficaz para os desafios e oportunidades que encontrarão na sociedade contemporânea. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Trezzi, Clóvis |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
WANDA MARIA.pdf | 593,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.