Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3838
Authors: | Roger de Abreu Silva Vera Lucia Felicetti Luciana Backes Adriana Breda |
Title: | Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020) |
Keywords: | formação continuada;ensino de matemática;Abordagem Ontossemiótica;ompetências e conhecimentos didático-matemáticos |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | PARADIGMA |
Citation: | SILVA, R. de A. et al. Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). PARADIGMA, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 269-292, 2023. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p269-292.id1402. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1402. Acesso em: 29 feb. 2024. |
Abstract: | Objetiva-se,neste artigo, a partir da Teoria da Abordagem Ontossemiótica da Cognição e Instrução Matemática,compreender os elementos presentes na formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais,a partir de um estudo das dissertações e teses brasileiras produzidas entre 2016 e 2020.Justifica-se este estudo,pois a Abordagem Ontossemiótica trata-sede uma teoria recente no campo da Educação Matemáticaque tem mostrado um uso crescente em cursos de formação de professoresno Brasil. A perspectiva metodológica de análise dos dados abordada é a qualitativa,pautada na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que a formação continuada de professores de matemática, em conjunto com as ferramentas da Abordagem Ontossemiótica, desperta reflexões sobre a prática docentee a mudança da mesma, mobilizando conhecimentos para melhor desenvolvimento de posturas críticas e reflexivasdos professoresnos processos deensinoe aprendizagemdamatemática. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1402-Texto del artículo-2261-1-10-20230531.pdf | Open Access | 437,18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.