Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3838
Authors: Roger de Abreu Silva
Vera Lucia Felicetti
Luciana Backes
Adriana Breda
Title: Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020)
Keywords: formação continuada;ensino de matemática;Abordagem Ontossemiótica;ompetências e conhecimentos didático-matemáticos
Issue Date: 2023
Publisher: PARADIGMA
Citation: SILVA, R. de A. et al. Enfoque Ontosemiotico de la Cognición y la Instrucción Matemática: formación continua en producciones de maestría y doctorado en Brasil (2016-2020). PARADIGMA, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 269-292, 2023. DOI: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p269-292.id1402. Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/1402. Acesso em: 29 feb. 2024.
Abstract: Objetiva-se,neste artigo, a partir da Teoria da Abordagem Ontossemiótica da Cognição e Instrução Matemática,compreender os elementos presentes na formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais,a partir de um estudo das dissertações e teses brasileiras produzidas entre 2016 e 2020.Justifica-se este estudo,pois a Abordagem Ontossemiótica trata-sede uma teoria recente no campo da Educação Matemáticaque tem mostrado um uso crescente em cursos de formação de professoresno Brasil. A perspectiva metodológica de análise dos dados abordada é a qualitativa,pautada na Análise Textual Discursiva. Os resultados mostram que a formação continuada de professores de matemática, em conjunto com as ferramentas da Abordagem Ontossemiótica, desperta reflexões sobre a prática docentee a mudança da mesma, mobilizando conhecimentos para melhor desenvolvimento de posturas críticas e reflexivasdos professoresnos processos deensinoe aprendizagemdamatemática.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1402-Texto del artículo-2261-1-10-20230531.pdfOpen Access437,18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.