Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3819
Autor(es): Mondo, Janaína Pereira
Título: Conexões da língua inglesa na alimentação escola: contribuições para a memória afetiva e escolhas saudáveis dos estudantes da EEB Castro Alves
Palavras-chave: Memória social;Língua inglesa;Alimentação escolar;Ensino Fundamental
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: MONDO, J. P. Conexões da língua inglesa na alimentação escola: contribuições para a memória afetiva e escolhas saudáveis dos estudantes da EEB Castro Alves. 2023. 126 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3819. Acesso em: 28 fev. 2024.
Resumo: Este estudo está inserido na linha de pesquisa: Memória e Linguagens Culturais no qual aborda a relação entre o ensino da língua inglesa e a alimentação escolar, buscando entender como a inserção de vocábulos em inglês pode influenciar a memória afetiva e as escolhas alimentares saudáveis dos estudantes do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Castro Alves. O estudo baseou-se em uma revisão bibliográfica sobre os principais conceitos relacionados ao tema; como a importância da memória social e memória coletiva na formação dos hábitos alimentares saudáveis, o papel da língua inglesa na construção do ensino aprendizagem em atividades cotidianas como a elaboração de cardápios escolares e como a influência do ambiente escolar pode promover escolhas saudáveis em relação a merenda escolar. A pesquisa foi realizada na Escola de Educação Básica Castro Alves, onde todos os estudantes tiveram a oportunidade de participar das atividades de aprendizado da língua inglesa relacionadas à alimentação, assim como a comunidade escolar também estava inserida neste contexto através dos grupos de WhatsApp os quais eram divulgados semanalmente os cardápios alimentares. Os resultados deste estudo mostraram que o ensino da língua inglesa proporcionou a criação de conexões positivas com a alimentação escolar, contribuindo para a formação de memórias afetivas relacionadas a alimentos saudáveis.
Orientador(es): Ferreira, Rute Henrique da Silva
Coorientador(es): Rosa, Lúcia Regina Lucas da
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Janaína - pronta para homologar.pdfopen Access6,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.