Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3588
Autor(es): Trezzi, Clóvis
Bohn, Lilian
Título: Formação de professores no Brasil: diálogos, consensos e dissensos.
Palavras-chave: Formação de professores;Currículo;BNC-Formação
Data do documento: 2023
Editor: UniAteneu Centro Universitário
Citação: BOHN, L. ; TREZZI, C. Formação de professores no Brasil: diálogos, consensos e dissensos. Revista Educação & Ensino, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 1-32, 2023. Disponível em: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/360. Acesso em: 06 set. 2023.
Resumo: O presente ensaio colocaum artigo científico em interlocução com um documento legal, sendo ambos os textos do campo da Educação. Oensaio ampara-se em recortesde“Concepções e práticas na formação de professores e professoras para a educação básica”, de Bernadete Gatti,e em excertos da Resolução CNE/CP Nº 2, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (EB) e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores daEB (BNC-Formação).Conforme Gil(2008), ametodologiautilizada tipifica-se como de abordagem qualitativa, realizadapor meio de pesquisa exploratóriae bibliográfica.Acoleta dos dados deu-se por meio de consulta bibliográfica e a endereçoseletrônicos.As interlocuções realizadasentre os aportes teóricosreferidos têmcomo objetivos: a)geral:elucidar algumas visões contemporâneas acerca dotema “formação de professores”; b) específico:buscar encontrar algumas respostas, bem como consensos e dissensos.Como considerações finais, embora não esgotemo assunto, pode-se dizer quealguns excertos da Resolução CNE/CP Nº 2 respondem a algumas questões levantadas por Gatti.Como um exemplo de consenso entre os textos está ouso do portfólio na formação de docentes. Como um exemplo de dissenso, tem-se a permanência da assertiva de Gatti,quanto àfalta de um currículo equilibrado, voltado à formação de professores no contexto das licenciaturas, apesar da recente publicação da Resolução CNE/CP Nº 2, por esta conter um statusaltamente técnico,advindo da vinculação total das DCN à Base Nacional ComumCurricular (BNCC).
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ctrezzi.pdfOpen Access330,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.