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http://hdl.handle.net/11690/3588
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Trezzi, Clóvis | - |
dc.contributor.author | Bohn, Lilian | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-08T13:56:49Z | - |
dc.date.available | 2023-09-08T13:56:49Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | BOHN, L. ; TREZZI, C. Formação de professores no Brasil: diálogos, consensos e dissensos. Revista Educação & Ensino, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 1-32, 2023. Disponível em: https://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/360. Acesso em: 06 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3588 | - |
dc.description.abstract | O presente ensaio colocaum artigo científico em interlocução com um documento legal, sendo ambos os textos do campo da Educação. Oensaio ampara-se em recortesde“Concepções e práticas na formação de professores e professoras para a educação básica”, de Bernadete Gatti,e em excertos da Resolução CNE/CP Nº 2, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica (EB) e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores daEB (BNC-Formação).Conforme Gil(2008), ametodologiautilizada tipifica-se como de abordagem qualitativa, realizadapor meio de pesquisa exploratóriae bibliográfica.Acoleta dos dados deu-se por meio de consulta bibliográfica e a endereçoseletrônicos.As interlocuções realizadasentre os aportes teóricosreferidos têmcomo objetivos: a)geral:elucidar algumas visões contemporâneas acerca dotema “formação de professores”; b) específico:buscar encontrar algumas respostas, bem como consensos e dissensos.Como considerações finais, embora não esgotemo assunto, pode-se dizer quealguns excertos da Resolução CNE/CP Nº 2 respondem a algumas questões levantadas por Gatti.Como um exemplo de consenso entre os textos está ouso do portfólio na formação de docentes. Como um exemplo de dissenso, tem-se a permanência da assertiva de Gatti,quanto àfalta de um currículo equilibrado, voltado à formação de professores no contexto das licenciaturas, apesar da recente publicação da Resolução CNE/CP Nº 2, por esta conter um statusaltamente técnico,advindo da vinculação total das DCN à Base Nacional ComumCurricular (BNCC). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UniAteneu Centro Universitário | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | BNC-Formação | pt_BR |
dc.title | Formação de professores no Brasil: diálogos, consensos e dissensos. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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