Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3526
Autor(es): Soares, Eliana de Freitas
Título: Formação humanística na pedagogia e suas implicações no fazer docente do egresso da Unimontes
Palavras-chave: Pedagogia;Formação humanística;Fazer docente
Data do documento: 2023
Editor: Universidade La Salle
Citação: SOARES, E. F. Formação humanística na pedagogia e suas implicações no fazer docente do egresso da Unimontes. 2023. 304 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3526. Acesso em: 05 jun. 2023.
Resumo: Esta pesquisa trata sobre a formação humana, especificamente da formação humanística. O que motivou o estudo desse tema é que na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, encontra-se a concepção humanística, mas não há estudos na área da educação que explicitem esse conceito. Portanto, o aporte inovador da tese foi trazer categorias que permitiram elaborar o conceito de Formação Humanística para o curso de Pedagogia e para a contemporaneidade. O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros foi o universo de pesquisa, tomando como base o lócus do qual a pesquisadora é egressa e atua. Enquanto questão norteadora, tem-se: Como tem sido concebida a formação humanística no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros e qual a sua implicação na atuação dos egressos? Enquanto objetivo geral, pretendeu-se analisar como é concebida a formação humanística no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros, e como essa formação se reflete no fazer docente dos egressos. A pesquisa traz enquanto abordagens investigativas: pesquisa emergente, problema misto, objetivo descritivo explicativo. O levantamento das informações fez-se através de documentos do curso de Pedagogia, questionário e entrevista. Com a análise textual discursiva, foram elaboradas seis categorias: dimensão ensino, dimensão gestão, dimensão pesquisa, dimensão empreendedorismo e inovação dentro do curso, dimensão componentes de formação pessoal e profissional e dimensão relação com o mercado de trabalho. Os resultados podem ser sintetizados assim: o curso de Pedagogia ainda precisa definir melhor seu perfil de egresso; pesquisas mistas com egressos e que discutem a formação humanística são emergentes; os conceitos de formação humana, humanística, humanismo, humanista, são tratados muitas vezes como sinônimos, o que demanda mais estudos para uma melhor identificação dos seus significados; a formação humanística está presente nas legislações que regem a educação, mas, enquanto Projeto Pedagógico de Curso, não aparece sua menção. Constatou-se, pelas “falas” dos egressos, que a formação humanística está implícita no curso e que precisa ter um espaço apropriado para ser trabalhada, seja em forma de disciplina ou carga horária em momento específico; a prática dos egressos demonstra que a formação humanística está implícita e explícita na sua forma de conceber a formação humana, o que permite constatar que ela perpassa o antes do seu ingresso, o durante o curso e o depois do curso. Diante disso, defendeu-se e foi corroborada a tese: Um conceito de formação humanística que atenda ao curso de Pedagogia, e que contribua significativamente com outros cursos de licenciatura, pressupõe uma concepção de formação humana que contemple os níveis pessoal, profissional e a relação com o outro, com seus respectivos indicadores, tendo como norteador o seu contexto histórico.
Orientador(es): Casagrande, Cledes Antonio
Coorientador(es): Felicetti, Vera Lucia
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Eliana - versão final.pdfOpen Access4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.