Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Eliana de Freitas-
dc.date.accessioned2023-06-05T16:31:55Z-
dc.date.available2023-06-05T16:31:55Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOARES, E. F. Formação humanística na pedagogia e suas implicações no fazer docente do egresso da Unimontes. 2023. 304 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3526. Acesso em: 05 jun. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3526-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata sobre a formação humana, especificamente da formação humanística. O que motivou o estudo desse tema é que na Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, encontra-se a concepção humanística, mas não há estudos na área da educação que explicitem esse conceito. Portanto, o aporte inovador da tese foi trazer categorias que permitiram elaborar o conceito de Formação Humanística para o curso de Pedagogia e para a contemporaneidade. O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros foi o universo de pesquisa, tomando como base o lócus do qual a pesquisadora é egressa e atua. Enquanto questão norteadora, tem-se: Como tem sido concebida a formação humanística no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros e qual a sua implicação na atuação dos egressos? Enquanto objetivo geral, pretendeu-se analisar como é concebida a formação humanística no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Montes Claros, e como essa formação se reflete no fazer docente dos egressos. A pesquisa traz enquanto abordagens investigativas: pesquisa emergente, problema misto, objetivo descritivo explicativo. O levantamento das informações fez-se através de documentos do curso de Pedagogia, questionário e entrevista. Com a análise textual discursiva, foram elaboradas seis categorias: dimensão ensino, dimensão gestão, dimensão pesquisa, dimensão empreendedorismo e inovação dentro do curso, dimensão componentes de formação pessoal e profissional e dimensão relação com o mercado de trabalho. Os resultados podem ser sintetizados assim: o curso de Pedagogia ainda precisa definir melhor seu perfil de egresso; pesquisas mistas com egressos e que discutem a formação humanística são emergentes; os conceitos de formação humana, humanística, humanismo, humanista, são tratados muitas vezes como sinônimos, o que demanda mais estudos para uma melhor identificação dos seus significados; a formação humanística está presente nas legislações que regem a educação, mas, enquanto Projeto Pedagógico de Curso, não aparece sua menção. Constatou-se, pelas “falas” dos egressos, que a formação humanística está implícita no curso e que precisa ter um espaço apropriado para ser trabalhada, seja em forma de disciplina ou carga horária em momento específico; a prática dos egressos demonstra que a formação humanística está implícita e explícita na sua forma de conceber a formação humana, o que permite constatar que ela perpassa o antes do seu ingresso, o durante o curso e o depois do curso. Diante disso, defendeu-se e foi corroborada a tese: Um conceito de formação humanística que atenda ao curso de Pedagogia, e que contribua significativamente com outros cursos de licenciatura, pressupõe uma concepção de formação humana que contemple os níveis pessoal, profissional e a relação com o outro, com seus respectivos indicadores, tendo como norteador o seu contexto histórico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Access-
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação humanísticapt_BR
dc.subjectFazer docentept_BR
dc.titleFormação humanística na pedagogia e suas implicações no fazer docente do egresso da Unimontespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisorCasagrande, Cledes Antonio-
dc.degree.localCanoas, RS-
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação-
dc.contributor.advisorcoFelicetti, Vera Lucia-
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Eliana - versão final.pdfOpen Access4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.