Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3327
Autor(es): Brasil, Carla Andrea Duarte
Título: O cinema como dispositivo para a formação sociocultural de jovens nas aulas de Ciências do ensino médio (e além delas)
Palavras-chave: Cinema;Juventude;Ensino de Ciências;Ensino médio;Cidadania
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: BRASIL, C. A. D. O cinema como dispositivo para a formação sociocultural de jovens nas aulas de Ciências do ensino médio (e além delas). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Manaus, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3327. Acesso em: 01 set. 2022.
Resumo: Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGEDU/UNILASALLE), dedica-se ao tema das relações entre cinema, educação em ciências e formação sociocultural de jovens no ensino médio. A questão central em torno da qual se constrói o problema da pesquisa diz respeito ao modo como o uso do cinema pode contribuir para a formação, na perspectiva da educação crítica em ciências, para a transformação das concepções de ciências presentes entre jovens estudantes do Ensino Médio, ultrapassando o predomínio de concepções exclusivamente técnicas de base positivista. Para tanto, buscou: (a) inventariar teses e dissertações produzidas na última década que relacionem o cinema e o ensino de ciências; (b) identificar que aspectos socioculturais foram discutidos nas dissertações e teses; (c) analisar de que modo a linguagem cinematográfica foi abordada nas pesquisas inventariadas; (d) discutir as relações entre cinema e educação em ciências com vistas à formação dos jovens do Ensino Médio de modo crítico, cidadão e, consequentemente, socialmente atuante. Trata-se de pesquisa eminentemente teórica e qualitativa, operada por meio de revisão bibliográfica da produção científica brasileira, construída através da Análise Textual Discursiva. Foram selecionadas e analisadas 20 produções brasileiras, teses e dissertações, defendidas no período entre os anos de 2011 e 2020. As conclusões da pesquisa apontam na direção das possibilidades do cinema como linguagem e artefato cultural na educação em ciências, sobretudo quando assumido em sua potência estética (trans)formadora, para além das funções instrumentais centradas no ensino ou demonstração de conceitos.
Orientador(es): Ratto, Cleber Gibbon
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cadbrasil.pdfOpen Access1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.