Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrasil, Carla Andrea Duarte-
dc.date.accessioned2022-10-01T12:46:47Z-
dc.date.available2022-10-01T12:46:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBRASIL, C. A. D. O cinema como dispositivo para a formação sociocultural de jovens nas aulas de Ciências do ensino médio (e além delas). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Manaus, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3327. Acesso em: 01 set. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11690/3327-
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGEDU/UNILASALLE), dedica-se ao tema das relações entre cinema, educação em ciências e formação sociocultural de jovens no ensino médio. A questão central em torno da qual se constrói o problema da pesquisa diz respeito ao modo como o uso do cinema pode contribuir para a formação, na perspectiva da educação crítica em ciências, para a transformação das concepções de ciências presentes entre jovens estudantes do Ensino Médio, ultrapassando o predomínio de concepções exclusivamente técnicas de base positivista. Para tanto, buscou: (a) inventariar teses e dissertações produzidas na última década que relacionem o cinema e o ensino de ciências; (b) identificar que aspectos socioculturais foram discutidos nas dissertações e teses; (c) analisar de que modo a linguagem cinematográfica foi abordada nas pesquisas inventariadas; (d) discutir as relações entre cinema e educação em ciências com vistas à formação dos jovens do Ensino Médio de modo crítico, cidadão e, consequentemente, socialmente atuante. Trata-se de pesquisa eminentemente teórica e qualitativa, operada por meio de revisão bibliográfica da produção científica brasileira, construída através da Análise Textual Discursiva. Foram selecionadas e analisadas 20 produções brasileiras, teses e dissertações, defendidas no período entre os anos de 2011 e 2020. As conclusões da pesquisa apontam na direção das possibilidades do cinema como linguagem e artefato cultural na educação em ciências, sobretudo quando assumido em sua potência estética (trans)formadora, para além das funções instrumentais centradas no ensino ou demonstração de conceitos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade La Sallept_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleO cinema como dispositivo para a formação sociocultural de jovens nas aulas de Ciências do ensino médio (e além delas)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorRatto, Cleber Gibbonpt_BR
dc.degree.localManaus, AMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cadbrasil.pdfOpen Access1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.