Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brasil, Carla Andrea Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-01T12:46:47Z | - |
dc.date.available | 2022-10-01T12:46:47Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BRASIL, C. A. D. O cinema como dispositivo para a formação sociocultural de jovens nas aulas de Ciências do ensino médio (e além delas). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Manaus, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/3327. Acesso em: 01 set. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3327 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (PPGEDU/UNILASALLE), dedica-se ao tema das relações entre cinema, educação em ciências e formação sociocultural de jovens no ensino médio. A questão central em torno da qual se constrói o problema da pesquisa diz respeito ao modo como o uso do cinema pode contribuir para a formação, na perspectiva da educação crítica em ciências, para a transformação das concepções de ciências presentes entre jovens estudantes do Ensino Médio, ultrapassando o predomínio de concepções exclusivamente técnicas de base positivista. Para tanto, buscou: (a) inventariar teses e dissertações produzidas na última década que relacionem o cinema e o ensino de ciências; (b) identificar que aspectos socioculturais foram discutidos nas dissertações e teses; (c) analisar de que modo a linguagem cinematográfica foi abordada nas pesquisas inventariadas; (d) discutir as relações entre cinema e educação em ciências com vistas à formação dos jovens do Ensino Médio de modo crítico, cidadão e, consequentemente, socialmente atuante. Trata-se de pesquisa eminentemente teórica e qualitativa, operada por meio de revisão bibliográfica da produção científica brasileira, construída através da Análise Textual Discursiva. Foram selecionadas e analisadas 20 produções brasileiras, teses e dissertações, defendidas no período entre os anos de 2011 e 2020. As conclusões da pesquisa apontam na direção das possibilidades do cinema como linguagem e artefato cultural na educação em ciências, sobretudo quando assumido em sua potência estética (trans)formadora, para além das funções instrumentais centradas no ensino ou demonstração de conceitos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | O cinema como dispositivo para a formação sociocultural de jovens nas aulas de Ciências do ensino médio (e além delas) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ratto, Cleber Gibbon | pt_BR |
dc.degree.local | Manaus, AM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cadbrasil.pdf | Open Access | 1,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.