Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/3069
Autor(es): Rosa, Carolina Schenatto da
Silva, Gilberto Ferreira da
Título: Educação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos;Descolonialidade;América Latina
Data do documento: 2019
Editor: Universidade do Estado do Pará
Citação: ROSA, C. S.; SILVA, G. F. Educação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 214-239, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2158. Acesso em: 05 maio 2022.
Resumo: Neste trabalho, resultado de um pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, o objetivo centrou-se em compreender como a Educação de Jovens e Adultos(EJA) esteve marcada pela colonização e pela colonialidade. Por meio de uma pesquisa teórico-documental, buscou-se aporte em autores clássicos do campo da EJA, tanto no cenário nacional como no internacional, com ênfase para a região latino-americana. Analisou-se documentos oficiais e normativas legais que permitiram a compreensão no contexto das políticas educacionais. Entre os resultados destacamos: a necessidade da EJA é reflexo de um processo histórico pautado tanto na naturalização das explorações e da pobreza quanto na perspectiva eurocêntrica do conhecimento; apesar de ser fruto da colonialidade, a modalidade se caracteriza como um laboratório para a de(s)colonialidade na medida em que se constitui como uma ação social coletiva genuinamente latino-americana.
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico (Pedagogia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gfsilva.pdfOpen Access298,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.