Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/3069
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosa, Carolina Schenatto da | - |
dc.contributor.author | Silva, Gilberto Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T19:43:22Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T19:43:22Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, C. S.; SILVA, G. F. Educação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 214-239, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2158. Acesso em: 05 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/3069 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, resultado de um pesquisa desenvolvida em nível de mestrado, o objetivo centrou-se em compreender como a Educação de Jovens e Adultos(EJA) esteve marcada pela colonização e pela colonialidade. Por meio de uma pesquisa teórico-documental, buscou-se aporte em autores clássicos do campo da EJA, tanto no cenário nacional como no internacional, com ênfase para a região latino-americana. Analisou-se documentos oficiais e normativas legais que permitiram a compreensão no contexto das políticas educacionais. Entre os resultados destacamos: a necessidade da EJA é reflexo de um processo histórico pautado tanto na naturalização das explorações e da pobreza quanto na perspectiva eurocêntrica do conhecimento; apesar de ser fruto da colonialidade, a modalidade se caracteriza como um laboratório para a de(s)colonialidade na medida em que se constitui como uma ação social coletiva genuinamente latino-americana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Descolonialidade | pt_BR |
dc.subject | América Latina | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: um sul teórico descolonial para compreender o contexto Latino-Americano. | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gfsilva.pdf | Open Access | 298,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.