Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3035
Authors: | Kistt, Thiely Gonçalves, Patrick da Silveira |
Title: | Desafios e estratégias na prática docente de professores de educação física com estudantes com transtorno do espectro autista |
Keywords: | Educação inclusiva;Transtorno do Espectro Autista;Educação Física escolar;Prática pedagógica |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Unicruz |
Citation: | KISTT, T.; GONÇALVES, P. S. Desafios e estratégias na prática docente de professores de educação física com estudantes com transtorno do espectro autista. Revista Biomotriz, v. 15, n. 1, p. 246-258, 2021. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/biomotriz/article/view/497/384. Acesso em: 05 maio. 2022. |
Abstract: | A prática pedagógica dos professores de Educação Física para a inclusão de alunos a com TEA ainda apresenta-se como um desafio para os sistemas educacionais, sejam eles públicos ou privados. Sendo assim, o presente estudo buscou identificar os desafios e estratégias encontradas pelos professores de Educação Física em suas aulas para a inclusão de estudantes com TEA. A metodologia usada foi a revisão integrativa, na qual utilizou-se a base de dados do Google Scholar. Foram analisados sete estudos publicados entre os anos 2016 a 2020. Entre os desafios encontrados pelos professores, destacam-se a falta de formação sobre a temática da inclusão e as diferentes características que apresentam os sujeitos com TEA. Entre as estratégias, destaca-se conhecer o aluno de forma individual e oferecer atividades com base nas possibilidades dos estudantes. Conclui-se que a inclusão do indivíduo com TEA não depende somente do professor de Educação Física e sua prática pedagógica com estratégias facilitadoras, mas sim, um conjunto de ações de toda a comunidade escolar para poder beneficiar com qualidade essa inclusão. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
goncalves.kistt.pdf | Open Access | 418,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.