Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/2968
Authors: Felicetti, Vera Lucia
Silva, Gabriele Bonotto
Pereira, Marcelo Almeida de Camargo
Title: Definição de objetivos instrucionais de aprendizagem: uma proposta sob o olhar das competências.
Keywords: Competências e habilidades;Objetivos instrucionais;Taxonomia de Bloom
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Citation: PEREIRA, M. A. C.; SILVA, G. B.; FELICETTI, V. L. Definição de objetivos instrucionais de aprendizagem: uma proposta sob o olhar das competências. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, BA, v. 15, n.º 33, p. 517-537, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5302/3987. Acesso em: 17 maio 2022.
Abstract: O presente artigo trata do ensino por competências e apresenta uma proposta de definição dos objetivos instrucionais relativos a essa prática em um polo de educação numa Universidade Corporativa (UC) de empresa pública federal. Realizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como referência teórica a Taxonomia de Bloom revisada e os conceitos de competências, habilidades e atitudes, de forma articulada. Apresenta uma proposta metodológica para o desenvolvimento dos discentes baseada nas etapas taxonômicas: lembrar, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar e no uso de situações-problema. O trabalho revela que essa é uma construção desafiadora e que surge como ponto de partida para um novo olhar sobre a prática docente, aplicável a quaisquer esferas educacionais da educação superior.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vlfelicetti.pdfOpen Access573,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.