Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2801
Autor(es): Pereira, Betina Kappel
Título: Projetos temáticos integradores como recurso pedagógico para o desenvolvimento de competências da área das ciências da natureza: uma experiência no ensino médio
Palavras-chave: Educação;Projetos de aprendizagem;Metodologias ativas
Data do documento: 2022
Editor: Universidade La Salle
Citação: PEREIRA, B. K. Projetos temáticos integradores como recurso pedagógico para o desenvolvimento de competências da área das ciências da natureza: uma experiência no ensino médio. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2801. Acesso em: 06 maio 2022.
Resumo: Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa de Doutorado em Educação tendo como tema a avaliação de como projetos temáticos, estruturados nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas práticas propostas no Middle Year Program (MYP), na área das Ciências da Natureza, podem contribuir para o desenvolvimento de competências entre os estudantes do ensino Médio do Colégio La Salle Canoas. Considerou, como pano de fundo, as constantes mudanças nas quais as juventudes contemporâneas estão inseridas no que tange aos processos de aprendizagem, os quais exigem o desenvolvimento de práticas escolares que permitam a formação de indivíduos com competências para intervenções eficazes nos diferentes âmbitos da vida. A BNCC, que propõe a aprendizagem por competências, somada ao MYP e ao Next Generation Science Standards (NGSS), programas aplicados em escolas internacionais, os quais propõem a utilização de projetos temáticos para o desenvolvimento de competências, foram documentos inspiradores para construção e implantação destes, na área de Ciências da Natureza, voltados para os estudantes da segunda série do ensino médio do Colégio La Salle Canoas. O problema da pesquisa foi delineado do seguinte modo: como projetos temáticos, estruturados nas competências da BNCC e nas práticas propostas no Currículo Internacional do MYP, na área das ciências da natureza, podem contribuir para o desenvolvimento de competências entre os estudantes do Ensino Médio do Colégio La Salle Canoas? O objetivo principal consistiu em compreender como projetos temáticos, estruturados nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas práticas propostas no Currículo Internacional Middle Year Program (MYP ), na área das 1 ciências da natureza, podem contribuir para o desenvolvimento de competências dos estudantes do ensino médio do Colégio La Salle Canoas. A pesquisa caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com a proposição de projetos temáticos, desenvolvidos por grupos de estudantes orientados pela pesquisadora. As práticas foram observadas e registradas mediante a utilização de caderno de campo, rubricas e grupos focais com os estudantes envolvidos. Para avaliação desse material produzido pelos estudantes, foi utilizada a hermenêutica, a qual permitiu uma abordagem de postura interpretativa e compreensiva das falas dos estudantes e dos textos em seu próprio horizonte de sentido, visto que a educadora/pesquisadora estava aberta a aprender com as situações propostas, interpretando as reações geradas durante o processo. A pesquisa resultou na seguinte tese: projetos temáticos na área das Ciências da Natureza, estruturados a partir das competências da BNCC e nas práticas propostas pelo MYP e o NGSS, contribuíram significativamente para o desenvolvimento de competências entre os estudantes do ensino Médio do Colégio La Salle Canoas. Esses projetos possibilitaram a ação que promoveu a percepção para a aprendizagem dos estudantes perante os temas abordados, e permitiram a aproximação entre a pesquisadora/educadora e os estudantes, bem como o desenvolvimento de um sentido de querer aprender, o que se mostrou fundamental para o aprendizado dos estudantes. Ademais, como resultados evidenciados através dos diálogos e registros construídos ao longo do desenvolvimento dos projetos, emergiram três categorias temáticas: a “ação promovendo a percepção”; a “afetividade dos estudantes com a professora-educadora”; e o “querer aprender''.
Orientador(es): Casagrande, Cledes Antonio
Coorientador(es): Scheid, Neusa Maria John
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

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