Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2799
Autor(es): Souza, Vanessa Cardoso dos Santos
Título: Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE): percepções estudantis no contexto do gênero discursivo digital
Palavras-chave: Avaliação de desempenho do estudante;Ensino fundamental - anos finais;Gêneros discursivos digitais
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: SOUZA, V. C. S. Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE): percepções estudantis no contexto do gênero discursivo digital. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2799. Acesso em: 06 maio. 2021.
Resumo: Esta dissertação investiga a percepção dos estudantes sobre o gênero discursivo digital (GDD) manifestada na Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE). A ADE é uma avaliação externa, elaborada pela própria Secretaria Municipal de Educação-Semed Manaus às escolas municipais, com a finalidade de diagnosticar e acompanhar o desempenho escolar. O estudo está inserido na Linha de Pesquisa: Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, do Mestrado Interinstitucional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade LaSalle-Canoas/RS em parceria com a Faculdade La Salle/AM. Este trabalho foi incitado pela preocupação em relação aos rendimentos baixos dos estudantes na avaliação externa quando os itens tratavam dos GDD, logo, levou-nos à problemática: quais são as percepções dos estudantes do 9o ano sobre a avaliação ADE no contexto do GDD, considerando os multiletramentos? O objetivo foi compreender as percepções dos estudantes sobre a ADE no contexto do GDD, em língua portuguesa, no 9o ano. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados: análise documental, questionário respondido por 10 estudantes do 9o ano de uma escola da Zona Rural Rodoviária de Manaus e o diário de campo da pesquisadora. Quanto aos resultados, nos inspiramos na técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2011). Fizemos a pré- análise, revisitamos e organizamos os dados produzidos, analisamos os dados coletados e tratamos os resultados mediante inferência e interpretação. Iniciamos com o caderno de prova da ADE do 9o ano de Língua Portuguesa, evidenciando a necessidade de cautela na elaboração da avaliação externa com fins diagnósticos. Em seguida, exploramos a percepção dos estudantes sobre a ADE mediante o questionário, organizado num quadro envolvendo as descrições e regularidades apresentadas nas respostas dos estudantes. Evidenciamos que: poucos estudantes compreendem qual o objetivo da ADE; os estudantes não estão distantes da cultura digital a partir de GDD; e a falta de acesso à internet. Finalizamos com as observações no diário a pesquisadora e as reflexões do processo avaliativo no contexto educacional. Ao fim do estudo vimos a importância de dar voz aos estudantes pelas suas percepções em relação à ADE no contexto do GDD, como também a reflexão quanto aos instrumentos avaliativos no contexto das escolas na Zona Rural de Manaus.
Orientador(es): Backes, Luciana
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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