Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/2798
Autor(es): Poppe, Ana Beatriz Gorgen
Título: Gestão escolar nas comunidades educativas de educação básica da Rede La Salle no Rio Grande do Sul: desafios em tempos de pandemia COVID-19
Palavras-chave: Educação;Gestão escolar;Educação básica;Província La Salle Brasil-Chile;Rede La Salle;COVID-19
Data do documento: 2021
Editor: Universidade La Salle
Citação: POPPE, A. B. G. Gestão escolar nas comunidades educativas de educação básica da Rede La Salle no Rio Grande do Sul: desafios em tempos de pandemia COVID-19. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/2798. Acesso em: 06 maio 2022.
Resumo: A pesquisa, tipo Estudo de Caso, tem como problema de investigação: quais os impactos da pandemia na gestão escolar das Comunidades Educativas de Educação Básica da Rede La Salle Brasil-Chile, situadas no Rio Grande do Sul, segundo o relato dos gestores destas escolas? O estudo se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle. As unidades de análise são 14 Comunidades Educativas situadas no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. De acordo com o princípio da gestão democrática, integram a equipe de gestão escolar os profissionais que atuam na Direção e Vice-direção, na Supervisão Escolar, na Orientação Educacional e na Secretaria, cada qual com atribuições específicas. Neste estudo, elegemos como participantes os profissionais que atuam na direção e vice direção das Comunidades Educativas. O referencial teórico tem como eixo estruturante os pressupostos de Lück acerca da gestão escolar, estabelecendo um diálogo com outros autores que discutem a temática em estudo. A coleta de dados foi realizada por meio da análise documental e do questionário, disponibilizado online. Os dados foram analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Dentre os principais achados da pesquisa, destacam-se: a) a observação criteriosa dos dispositivos relativos à pandemia, pelos gestores, visando a garantia dos dias letivos e a qualidade educacional; b) o esforço dos gestores, em desenvolver estratégias que viabilizassem, rapidamente, a disponibilização de atividades escolares e a mediação docente; c) a ressignificação pedagógica, tendo em vista a urgência a adaptação as demandas da adoção do ensino remoto; d) a importância das tecnologias digitais e das plataformas nos processos de ensino e aprendizagem; e) a necessidade de restruturação do modelo de gestão administrativa e pedagógica; e f) a importância da formação continuada dos gestores em diferentes áreas da gestão.
Orientador(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Coorientador(es): Ramos, Roberto Carlos
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
abgpoppe.pdfOpen Access1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.