Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/2649
Authors: | Conte, Elaine Habowski, Adilson Cristiano Branco, Lilian Soares Alves Rios, Míriam Benites |
Title: | A observação do cotidiano escolar na práxis formativa |
Keywords: | Observação;Cotidiano escolar;Práxis pedagógica |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista Eletrônica de Educação |
Citation: | CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A.; RIOS, M. B. A observação do cotidiano escolar na práxis formativa. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos/SP v. 14, p. 1-17, 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2787. Acesso em: 01 abr. 2022. |
Abstract: | O trabalho apresenta algumas reflexões extraídas de uma experiência hermenêutica e etnográfica, cujo objetivo é compreender o complexo cotidiano escolar a partir das observações realizadas por graduandos de diferentes cursos de licenciatura em escolas de Canoas/RS, Brasil. Trata-se de uma investigação coletiva, desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos e Programas. A partir de um roteiro preestabelecido verificou-se o Projeto Político Pedagógico, a abordagem metodológica e o planejamento adotado pelos professores nas escolas, bem como os modelos educativos e as rotinas identificadas. O movimento dialético entre o cotidiano escolar e a formação universitária permitiu articular o ensino e a pesquisa, potencializando o exercício reflexivo da avaliação de contextos e da práxis. Com base nos relatos apresentados em aula foi possível discutir e reavaliar que as mudanças na educação passam pelo engajamento social e pelo reconhecimento dos contextos pedagógicos como forma de aproximar a formação acadêmica das perplexidades, tensões e contradições da práxis. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 351,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.