Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/2649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Conte, Elaine | - |
dc.contributor.author | Habowski, Adilson Cristiano | - |
dc.contributor.author | Branco, Lilian Soares Alves | - |
dc.contributor.author | Rios, Míriam Benites | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T22:59:01Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T22:59:01Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CONTE, E.; HABOWSKI, A. C.; BRANCO, L. S. A.; RIOS, M. B. A observação do cotidiano escolar na práxis formativa. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos/SP v. 14, p. 1-17, 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2787. Acesso em: 01 abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/2649 | - |
dc.description.abstract | O trabalho apresenta algumas reflexões extraídas de uma experiência hermenêutica e etnográfica, cujo objetivo é compreender o complexo cotidiano escolar a partir das observações realizadas por graduandos de diferentes cursos de licenciatura em escolas de Canoas/RS, Brasil. Trata-se de uma investigação coletiva, desenvolvida no primeiro semestre de 2016, nas disciplinas de Didática e de Currículos e Programas. A partir de um roteiro preestabelecido verificou-se o Projeto Político Pedagógico, a abordagem metodológica e o planejamento adotado pelos professores nas escolas, bem como os modelos educativos e as rotinas identificadas. O movimento dialético entre o cotidiano escolar e a formação universitária permitiu articular o ensino e a pesquisa, potencializando o exercício reflexivo da avaliação de contextos e da práxis. Com base nos relatos apresentados em aula foi possível discutir e reavaliar que as mudanças na educação passam pelo engajamento social e pelo reconhecimento dos contextos pedagógicos como forma de aproximar a formação acadêmica das perplexidades, tensões e contradições da práxis. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Eletrônica de Educação | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en_US |
dc.subject | Observação | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.subject | Práxis pedagógica | pt_BR |
dc.title | A observação do cotidiano escolar na práxis formativa | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico (Pedagogia) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
econte.pdf | Open Access | 351,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.