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http://hdl.handle.net/11690/1765
Authors: | Fernandes, Grazielli |
Title: | Delineamento, implementação e avaliação de intervenção antibullying no contexto escolar |
Keywords: | Educação;Bullying escolar;Intervenção;Adolescentes |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Citation: | FERNANDES, G. Delineamento, implementação e avaliação de intervenção antibullying no contexto escolar. 2021. 209 f. Tese (doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1765. Acesso em: 05 jul. 2021. |
Abstract: | Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver, implementar e avaliar uma intervenção antibullying no contexto escolar, denominada #NoBullying. A tese é apresentada em seis estudos, com um capítulo teórico, um que descreve a intervenção e quatro estudos empíricos. O primeiro estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa exploratória, realizada pelo grupo de pesquisa “Pesquisa, intervenção e ensino sobre bullying relacionado às populações vulneráveis” (UFRGS), que constitui a segunda etapa de validação do instrumento Cartoon Test no Brasil. No segundo estudo, é apresentada uma revisão integrativa da literatura sobre programas de intervenção em bullying no contexto escolar. O terceiro estudo descreve o processo de desenvolvimento da intervenção e apresenta avaliações preliminares. A intervenção, baseada teoricamente na Psicologia Positiva, no Método Experiencial e nas Metodologias Participativas, é composta por oito encontros grupais, com média de duas horas por sessão, totalizando 16 horas. Os temas trabalhados são: bullying, clima escolar, empatia e respeito às diferenças, rede de apoio, engajamento escolar e protagonismo juvenil. No quarto estudo, são apresentados os resultados do estudo de viabilidade (estudo piloto) da intervenção, que demonstrou que a proposta é viável e contribui para melhoria das relações no ambiente escolar. O quinto capítulo apresenta o estudo de eficácia da intervenção, a partir de um delineamento quase-experimental. Participaram desta pesquisa 69 adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos (M=13,68; DP=1,16), com 40 participantes alocados no Grupo experimental (GE) e 29 no Grupo de Controle (GC). Os instrumentos utilizados para avaliação quantitativa foram: Cartoon Test, Kidscreen-52, Social Support Appraisals, Delaware School Climate - Versão Estudante. As variáveis dependentes analisadas no estudo quantitativo são: percepção de bullying, qualidade de vida, apoio social e clima escolar. Além disso, foi realizada avaliação da moderadora da intervenção quanto às Habilidades Sociais e Integridade/Fidelidade com a proposta da intervenção, além da adesão dos participantes às atividades, por meio da Ficha de Avaliação do Observador. Análises intragrupo após a intervenção indicaram diferenças estatisticamente significativas para o GE, com melhoras em dimensões da percepção de bullying, qualidade de vida e apoio social. A análise entre grupos em T2 também indicou melhor percepção do bullying para GE, demonstrando o efeito da intervenção nos participantes. No estudo qualitativo, sexto capítulo, buscou-se investigar expressões de ações protagonistas identificadas na intervenção. Os instrumentos utilizados foram: Medida de Avaliação da Intervenção (questão descritiva), Ficha de Avaliação do Observador (questões descritivas) e Diário de campo da moderadora. Resultados demonstram que o grupo engajou-se nas tarefas propostas e empoderou-se individual e coletivamente para atuar como agentes protetivos junto a seus pares, com evidências de exercícios de protagonismo no contexto da escola. Apesar das limitações desta pesquisa, entende-se que este estudo demonstrou que a intervenção tem potencial de contribuir para a prevenção do bullying escolar, em conformidade com as legislações vigentes. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Dell’Aglio, Débora Dalbosco |
metadata.dc.contributor.advisorco: | Yunes, Maria Angela Mattar |
Appears in Collections: | Tese (PPGE) |
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