Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1601
Autor(es): Lindemann, Júlio César
Título: A internacionalização da educação superior, no âmbito da graduação, como um indicativo de qualidade educacional
Palavras-chave: Internacionalização;Educação Superior;Instituições de Ensino Superior;Qualidade Educacional
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: LINDEMANN, Júlio César. A internacionalização da educação superior, no âmbito da graduação, como um indicativo de qualidade educacional. 2020. 301 f. Tese (doutorado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1601. Acesso em: 06 abr. 2020.
Resumo: A pesquisa bibliográfica, tem como foco a internacionalização da Educação Superior, no âmbito da Graduação e suas relações com a qualidade educacional nesse nível de ensino. O estudo se insere na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle. Tem como problema de investigação: Quais são as abordagens dos autores de dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação, situados no Brasil, sobre a internacionalização da Educação Superior, no âmbito da Graduação, e de que forma tais abordagens estabelecem relações entre a internacionalização e a qualidade educacional neste nível de ensino?Com base em tal problema, a tese norteadora da pesquisa é: A Internacionalização da Educação Superior, no âmbito da Graduação, contribui para a qualidade educacional neste nível de ensino e não se reduz ao mero cumprimento de uma exigência legal em termos de avaliação. Os aportes teóricos são apresentados por meio de um diálogo com as produções de um conjunto de autores internacionais e nacionais. Contudo, destacamos que, dentre tais autores, realizamos uma maior interlocução com as autoras Jane Knight, Jocelyne Gacel-Ávila e Marília Morosini. O corpus investigativo está composto por 4 teses e 24 dissertações, selecionadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com base na Técnica Análise de Conteúdo, categorizamos o corpus investigativo em quatro eixos temáticos: Políticas públicas fomentadoras da internacionalização; Processos de internacionalização da Educação Superior; Avaliação da internacionalização da Educação Superior; e Internacionalização e Mobilidade Acadêmica Estudantil. Em relação aos principais achados, destacamos: a) em termos de tendências investigativas: preponderam os estudos com foco na mobilidade acadêmica discente, enfatizando-se, dentre estes, o Programa Ciência sem Fronteira; as pesquisas de campo predominam sobre as pesquisas teóricas; observando-se o acento em Estudos de Caso. Os cinco autores mais citados para funtamentar as questões relativas à internacionalização são: Knight, Morosini, De Wit, Stallivieri, Lima e Contel. Nas pesquisas de campo os instrumentos mais utilizados são a entrevista e o questionário. A Técnica de Análise de Conteúdo e a de Análise Textual Discursiva são as mais utilizadas para a análise dos dados. b) em relação as lacunas: o número reduzido de estudos que abordam a Internacionalização do Currículo; e a escassez de estudos direcionados à Internacionalização em Casa; c) no que se refere a tese proposta: dos 28 estudos analisados, quatro enfatizam as contribuições da internacionalização para a qualidade educacional no âmbito da Graduação. Entretanto, desse conjunto de estudos, somente dois mencionam o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Tal constatação nos possibilita comprovar a tese proposta de que a internalização não se restringe ao mero cumprimento de uma exigência legal em termos de avaliação.
Descrição: Esta tese tem como foco a internacionalização da Educação Superior, no âmbito da Graduação, e suas relações com a qualidade educacional nesse nível de ensino
Orientador(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

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