Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/1438
Autor(es): Stival, David
Título: Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais em uma escola municipal com alunos assentados da reforma agrária
Palavras-chave: Educação rural;Ensino no campo;Práxis educativa;Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra;Agroecologia
Data do documento: 2020
Editor: Universidade La Salle
Citação: STIVAL, David. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais em uma escola municipal com alunos assentados da reforma agrária. 2020. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1438.Acesso em: 04 jan. 2021.
Resumo: Esta tese realizou uma pesquisa relacionando a práxis educativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa com a produção do conhecimento escolar necessário a filhos de famílias vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST – que, pelo seu trabalho e prática social, sustentam a produção agroecológica de um Assentamento da Reforma Agrária no município de Nova Santa Rita/RS. O objetivo da tese foi identificar alguns vínculos estabelecidos entre a práxis educativa na EMEF com as crianças das famílias do assentamento nela matriculadas. A descrição destes vínculos, em tese, respondeu a seguinte hipótese: De que forma esta práxis se aproxima e se distancia do ideário educativo do MST no que se refere, especificamente, ao modelo de produção agroecológica? A metodologia do Estudo de Caso produziu uma análise qualitativa com objetivo exploratório e descritivo. A abordagem hermenêutico- interpretativa fundamentou esta análise que identificou aproximações e distanciamentos entre a proposta pedagógica do MST e o projeto político-pedagógico da escola. A coleta de dados articulou a observação com entrevistas semi-estruturadas com direção, professores, alunos, pais e responsáveis. Os resultados confirmaram a tese pedagógica de que o conhecimento escolar produzido na referida escola pode e deve atender necessidades epistemológicas e sociais específicas do alunado oriundo do Assentamento cujas famílias trabalham na terra para sustentar a produção agroecológica.
Orientador(es): Pauly, Evaldo Luis
Aparece nas coleções:Tese (PPGE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dstival.pdf676,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.