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http://hdl.handle.net/11690/1438
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Stival, David | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-04T17:18:58Z | - |
dc.date.available | 2021-01-04T17:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | STIVAL, David. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais em uma escola municipal com alunos assentados da reforma agrária. 2020. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle, Canoas, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/1438.Acesso em: 04 jan. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1438 | - |
dc.description.abstract | Esta tese realizou uma pesquisa relacionando a práxis educativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa com a produção do conhecimento escolar necessário a filhos de famílias vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST – que, pelo seu trabalho e prática social, sustentam a produção agroecológica de um Assentamento da Reforma Agrária no município de Nova Santa Rita/RS. O objetivo da tese foi identificar alguns vínculos estabelecidos entre a práxis educativa na EMEF com as crianças das famílias do assentamento nela matriculadas. A descrição destes vínculos, em tese, respondeu a seguinte hipótese: De que forma esta práxis se aproxima e se distancia do ideário educativo do MST no que se refere, especificamente, ao modelo de produção agroecológica? A metodologia do Estudo de Caso produziu uma análise qualitativa com objetivo exploratório e descritivo. A abordagem hermenêutico- interpretativa fundamentou esta análise que identificou aproximações e distanciamentos entre a proposta pedagógica do MST e o projeto político-pedagógico da escola. A coleta de dados articulou a observação com entrevistas semi-estruturadas com direção, professores, alunos, pais e responsáveis. Os resultados confirmaram a tese pedagógica de que o conhecimento escolar produzido na referida escola pode e deve atender necessidades epistemológicas e sociais específicas do alunado oriundo do Assentamento cujas famílias trabalham na terra para sustentar a produção agroecológica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Restricted Access | en |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Ensino no campo | pt_BR |
dc.subject | Práxis educativa | pt_BR |
dc.subject | Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.title | Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais em uma escola municipal com alunos assentados da reforma agrária | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pauly, Evaldo Luis | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas, RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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