Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/3831
Authors: | Habowski, Adilson Cristiano Conte, Elaine |
Title: | O Facebook e a educação infantil: aproximações entre escolas e famílias |
Keywords: | Facebook;Diálogos;Escola;Família |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Olhar de professor, |
Citation: | HABOWSKI, A. C.; CONTE, E. O Facebook e a educação infantil: aproximações entre escolas e famílias. Olhar de Professor, [S. l.], v. 25, p. 1–21, 2022. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.25.17428.044. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17428. Acesso em: 29 fev. 2024. |
Abstract: | O estudo tem por objetivo discutir acerca do potencial da mídia social Facebook como canal de aproximação sensível para gerar redes de interação na Educação Infantil e processos de interlocução em rede entre a escola e a família. Parte-se de uma perspectiva inclusiva das tecnologias digitais, que favorecem a participação ativa e aproximações socioeducacionais nos processos e práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa com abordagem hermenêutica, voltada para a compreensão e a interpretação de textos e discursos vigentes sobre ressonâncias da cultura digital no universo da comunicabilidade escolar. Concluímos que o reconhecimento da pluralidade pedagógica em ambiências do Facebook pode promover aproximações estético-expressivas e diálogos de reconhecimento de projetos criativos à valorização das ações pedagógicas desenvolvidas. Na verdade, precisamos ir além de uma educação controladora de aprendizagens, assistencialista ou capacitista em relação ao contato tecnológico com o mundo, trazendo implicações na educação, em termos de desigualdades e falsos empoderamentos tecnológicos das crianças, para despertar um olhar formador às novas leituras de mundos digitais e de experiências investigativas desde a Educação Infantil. |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
document.pdf | Open Access | 212,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.