Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11690/3829
Authors: Conte, Elaine
Schuch, Lisiane
Title: Desafios no ensino de ciências biológicas durante a pandemia
Keywords: Ensino pandêmico;Formação continuada;Desafios educacionais;Mundo digital
Issue Date: 2022
Publisher: Revista Intersaberes
Citation: CONTE, E.; SCHUCH, L. Desafios no ensino de ciências biológicas durante a pandemia. REVISTA INTERSABERES, [S. l.], v. 17, n. 41, p. 596–615, 2022. DOI: 10.22169/revint.v17i41.2335. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/2335. Acesso em: 29 fev. 2024.
Abstract: A pandemia causada pelo vírus (SARS-COV-2) abre novas perspectivas educacionais, mesmo diante de diversos fatores, como financeiros e de infraestrutura, os problemas emocionais causados pelo isolamento físico e social têm se tornado um desafio para professores e estudantes. Como a maioria dos estudos publicados até o momento visam analisar os impactos nos estudantes, enfatizar as visões dos professores é essencial para que a sociedade reconheça os desafios da experiência de educação remota emergencial no caminhar do ensino pandêmico. Em algumas escolas da rede privada aderiu-se ao formato de aulas a distância, com webconferências aos moldes da Educação a Distância (EaD). Já nas escolas da rede pública, antes da migração, as aulas foram suspensas, ou ainda, as férias foram antecipadas. O objetivo desta pesquisa hermenêutica é mostrar como o isolamento físico e social repercutiu no ensino de biologia, por meio da percepção e do discurso dos professores, e compreender quais aspectos da pandemia apoiam a mudança no cotidiano escolar, na interação professor-aluno, por fim, a postura dos professores quanto à formação continuada. Os resultados demostram que o ambiente virtual passou a ser um espaço de aprendizagem possível e que uma das principais dificuldades está relacionada à falta de habilidade na utilização das linguagens tecnológicas e plataformas digitais. Torna-se imprescindível a formação continuada de professores nesse momento pandêmico de descaso e condições conservadoras no cenário educacional brasileiro, para promover a motivação, o diálogo crítico e a busca de alternativas cooperativas entre os professores ao enfrentamento dos conflitos e inseguranças da realidade vigente.
Appears in Collections:Artigo de Periódico (PPGE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2335-Texto do artigo-5717-418013-10-20220924.pdfOpen Access433,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.