Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11690/1248
Authors: | Salvaro, Cesar Bresolin |
Title: | Educação profissional e a inclusão de alunos com deficiência: a experiência dos cursos do Programa SENAI de Ações |
Keywords: | Pessoas com deficiência;Diversidade;Educação profissional |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade La Salle |
Abstract: | Esta dissertação foi concebida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade La Salle, na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas. Considerando a educação profissional e sua intencionalidade de formação para o trabalho, são estabelecidas diferentes configurações nos percursos educativos para assegurar a interface escola - mundo do trabalho. Esta dissertação analisa a experiência dos cursos do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) em virtude da especificidade da oferta educativa existente neste âmbito, atentando especialmente para sua vertente inclusiva. A investigação de cunho qualitativo e descritivo foi desenvolvida a partir de pesquisa documental atinente às publicações institucionais e materiais de apoio do PSAI, avaliados na perspectiva da análise de conteúdo. Como categorias de análise foram estabelecidas as seguintes dimensões: adaptação curricular; oficinas, sala de aula e materiais pedagógicos acessíveis; qualificação docente; e qualificação dos profissionais que atuam na instituição. Foram analisadas 16 publicações institucionais relativas à temática, documentos relativos às adaptações na oferta dos cursos de educação profissional e procedimentos de avaliação dos alunos. Os resultados apontam que a capacitação dos instrutores não se institui como formação continuada, o que também se evidencia na dimensão pedagógica, que conta com alguns recursos, mas necessitaria de maior acompanhamento para atender ao propósito inclusivo. A composição das turmas e a certificação advinda dos cursos PSAI apontam para uma concepção do aluno com deficiência e de sua potencialidade laboral que ensejam reflexão diante dos desafios da educação inclusiva. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ziliotto, Denise Macedo |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
cbsalvaro.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.