Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/1248
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Salvaro, Cesar Bresolin | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T13:17:16Z | - |
dc.date.available | 2020-01-09T13:17:16Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11690/1248 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação foi concebida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade La Salle, na linha de pesquisa Gestão, Educação e Políticas Públicas. Considerando a educação profissional e sua intencionalidade de formação para o trabalho, são estabelecidas diferentes configurações nos percursos educativos para assegurar a interface escola - mundo do trabalho. Esta dissertação analisa a experiência dos cursos do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) em virtude da especificidade da oferta educativa existente neste âmbito, atentando especialmente para sua vertente inclusiva. A investigação de cunho qualitativo e descritivo foi desenvolvida a partir de pesquisa documental atinente às publicações institucionais e materiais de apoio do PSAI, avaliados na perspectiva da análise de conteúdo. Como categorias de análise foram estabelecidas as seguintes dimensões: adaptação curricular; oficinas, sala de aula e materiais pedagógicos acessíveis; qualificação docente; e qualificação dos profissionais que atuam na instituição. Foram analisadas 16 publicações institucionais relativas à temática, documentos relativos às adaptações na oferta dos cursos de educação profissional e procedimentos de avaliação dos alunos. Os resultados apontam que a capacitação dos instrutores não se institui como formação continuada, o que também se evidencia na dimensão pedagógica, que conta com alguns recursos, mas necessitaria de maior acompanhamento para atender ao propósito inclusivo. A composição das turmas e a certificação advinda dos cursos PSAI apontam para uma concepção do aluno com deficiência e de sua potencialidade laboral que ensejam reflexão diante dos desafios da educação inclusiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade La Salle | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.title | Educação profissional e a inclusão de alunos com deficiência: a experiência dos cursos do Programa SENAI de Ações | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Ziliotto, Denise Macedo | pt_BR |
dc.degree.local | Canoas/RS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) | pt_BR |
dc.publisher.country | BR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cbsalvaro.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.