Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11690/918
Autor(es): | Lopes, Marilane Silva |
Título: | Juventudes e escola na cultura contemporânea – análise do discurso de professores em Weblogs |
Palavras-chave: | Educação;Escola;Professores;Juventude;Contemporâneo;Discurso francês;Weblogs |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Centro Universitário La Salle |
Resumo: | Esta pesquisa sob título Juventudes e Escola na Cultura Contemporânea – Análise
do Discurso de Professores em Weblogs tem como objetivo compreender o discurso
dos professores sobre as relações entre juventudes e escola no mundo
contemporâneo, analisando a produtividade política de tal discurso e suas possíveis
repercussões sobre as práticas educativas. Além disso, este estudo problematiza a
partir do discurso dos professores, como ocorre o processo de mobilização do
sujeito aluno para a sua conexão com o saber, bem como os efeitos de sentido que
esses discursos educativos assumem perante os gestos de interpretação dos
sujeitos aprendentes. Tem ainda como objetivo analisar as relações entre
juventudes e escola no mundo contemporâneo, de forma a desvendar o hibridismo
cultural que é inerente às maneiras de ser e agir dos jovens, problematizando suas
repercussões nas práticas de sala de aula. Por fim, esta pesquisa busca discutir
quais os impactos sofridos pelo campo educacional a partir do lugar que as
juventudes ocupam na emergência de socialização dos jovens da escola pública no
Brasil. É através da análise do discurso dos professores em weblogs, que
desvendaremos como estes encobrem, constroem significados acerca das relações
da escola no mundo contemporâneo. Research under this title and the School in Contemporary Youth Culture - Analysis of Discourse in Teacher Weblogs aims to understand the speech of teachers on the relationship between school and youths in the contemporary world, analyzing the political productivity of such discourse and its possible repercussions on educational practices. Furthermore, this study discusses from the speech of teachers, as the process of mobilizing the student subject to its connection with knowledge occurs, as well as the effects of meaning that these educational discourses take before interpreting the gestures of the subject’s learners. Also aims to analyze the relations between youths and school in the contemporary world, in order to unravel the cultural hybridity that is inherent to the ways of being and acting of the young, questioning its impact on classroom practices. Finally, this research aims to discuss the impacts suffered by the educational field from the place they occupy the youths in the emergence of socialization of young public school in Brazil. It is through discourse analysis (the bias of French Discourse Analysis - Pêcheux) teachers' weblogs that unmask how they hid, construct meaning about the relationship of the school in the contemporary world. |
Orientador(es): | Ratto, Cleber Gibbon |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mslopes.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.