Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/898
Autor(es): Regus, Carlos Guilherme Maciel
Título: O ensino por competências: uma visão das Instruções Reguladoras do Ensino por Competências e suas decorrências para as práticas educativas no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA)
Palavras-chave: Educação;Ensino por competências;Instruções reguladoras do ensino por competências;Práticas educativas
Data do documento: 2015
Editor: Centro Universitário La Salle
Resumo: A pesquisa, de cunho documental, tem como foco analítico a visão presente nas Instruções Reguladoras do Ensino por Competências no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA) sobre o ensino por competências, identificando decorrências dessa visão para as práticas educativas nessa Instituição. O estudo está em consonância com as pesquisas desenvolvidas na Linha de Pesquisa Formação de Professores, teorias e práticas educativas, do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado em Educação) do Centro Universitário La Salle. A análise documental das Instruções Reguladoras no CPOR/PA articulada com um diálogo estabelecido com autores que discutem o ensino por competências constitui o corpus investigativo da pesquisa. Dessa forma, o referencial teórico que fundamenta o estudo vai se estruturando nesse movimento discursivo-analítico em que se entrecruzam diversos olhares: o do pesquisador, dos autores e aquele identificado nas Instruções Reguladoras. Com base em tal referencial e nos achados oriundos da investigação, serão selecionados a partir da Técnica de Análise de Conteúdo, alguns eixos temáticos relativos às decorrências das visões sobre o ensino por competências para as práticas educativas no CPOR/PA. Dentre os principais achados do estudo destacamos: que os conteúdos de aprendizagem não devem ser reduzidos apenas a disciplinas; que o currículo escolar deve enfatizar a importância da atividade cognitiva de pensar; que capacidades físicas e motoras são importantes de serem desenvolvidas pela escola buscando atender aos princípios de boa saúde; que as capacidades morais são importantes de serem desenvolvidas em ambiente escolar, mas todos (escola, família e sociedade) tem papel preponderante no seu desenvolvimento; que nos mapas funcionais, perfis de profissionais, curriculum vitae de pessoas das mais diversas áreas, propostas de emprego (requisitos mínimos), etc., são descritas todas as habilidades e competências que se deseja de um profissional (para o professor não é diferente); que ensinar atitudes e valores é possível, mas é mais importante demonstrá-las; que é possível a inserção de competências no ensino superior; que a avaliação em um modelo de ensino por competências não é tarefa fácil, mas pode ser bem regulada; que dentro de um modelo de ensino por competências cabem professores técnicos, reflexivos e críticos, de acordo com a temática abordada; que a opção de adotar um modelo de ensino por competências pode ser também descrita como uma inovação 7 pedagógica. Esses achados poderão indicar pistas para a implementação das referidas Instruções Reguladoras, de forma que tal implementação viabilize o aprimoramento e qualificação das práticas educativas.
The research, primarily on documentary evidence, is analytical focus this vision in the Instructions Regulatory Teaching Skills in Officer Training Center of Porto Alegre Reserve (CPOR / PA) on teaching competency, identifying consequences of this vision for practices this educational institution. The study is in line with the research developed in the Research Field Teacher Training, theories and educational practices of the Program of Postgraduate Education (Master of Education) La Salle University Center. The documentary analysis of the Regulatory Instructions in CPOR / PA combined with a dialogue established with authors discussing the teaching of skills is investigative research corpus. Thus, the theoretical framework underlying the study will be structured in this discursive-analytic movement in that cross different views: the researcher, the authors identified and that the Instructions Regulatory. Based on this framework and the findings arising from the research will be selected from the content analysis technique, some themes concerning the derivations of views on teaching competency for educational practices in CPOR / PA. Among the main findings of the study include: the learning content should not be reduced only to subjects; that the school curriculum should emphasize the importance of cognitive activity of thinking; physical and motor skills that are important to be developed by the school seeking to meet the principles of good health; that moral capabilities are important to be developed in the school environment, but everyone (school, family and society) has a predominant role in its development; that the functional maps, professional profiles, curriculum vitae of people from various fields, job offers (minimum requirements), etc., are described all the skills and expertise you want from a professional (for the teacher is no different) ; to teach attitudes and values is possible, but it's more important to show them; it's possible the inclusion of skills in higher education; the evaluation in a teaching model for skills is not easy, but it can be well regulated; that within a teaching model for technical skills fit teachers, reflective and critical, according to the selected theme; that the option of adopting a teaching model for skills can also be described as a pedagogical innovation. These findings may identify areas for implementation of these instructions Regulatory so that such implementation makes possible the improvement and qualification of educational practices.
Orientador(es): Sarmento, Dirléia Fanfa
Coorientador(es): Casagrande, Cledes Antonio
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGE)

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