Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11690/864
Autor(es): Eliseu, Francine Balbinot
Título: Estudo de alterações no metabolismo de carboidratos do bioindicador Danio Rerio (zebrafish) em águas contendo íons xantato
Palavras-chave: Impactos ambientais;Isopropil xantato de sódio;CL50;Danio rerio;Metabolismo
Data do documento: 2015
Editor: Unilasalle
Citação: ELISEU, Francine Balbinot. Estudo de alterações no metabolismo de carboidratos do bioindicador Danio rerio (zebrafish) em águas contendo íons xantato. 2015. 62 p. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais) - Centro Universitário La Salle, Canoas, 2015 Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/864. Acesso em: 9 ago. 2018.
Resumo: A contaminação nos ambientes aquáticos, atualmente, é uma problemática mundial, pois são ambientes que compõem vários tipos de ecossistemas com interações altamente complexas e diversas. A exposição às águas contaminadas pode levar à mortalidade dos organismos, além de afetar as taxas de crescimento, reprodução e comportamento. Neste estudo foram investigados os efeitos ecotoxicológicos da exposição do Danio rerio (zebrafish) frente a diferentes concentrações de isopropil xantato de sódio, reagente de flotação utilizado na indústria de mineração, através da avaliação do efeito das alterações no metabolismo de carboidratos. Primeiramente, foram realizados ensaios de exposição aguda por um período de 48 horas, para estabelecer uma concentração média letal (CL50-48h) aos íons xantato, através da taxa de mortalidade. Ao término da exposição aguda os peixes sobreviventes foram retirados dos aquários e crioanestesiados para posterior análise bioquímica. Foram analisados os parâmetros bioquímicos, como glicogênio, glicose e lactato. Adicionalmente, foi avaliada a estabilidade dos íons xantato nas condições estudadas, através do monitoramento da água. O resultado estimado para o valor da (CL50-48h) do reagente isopropil xantato de sódio para o D.rerio foi de 23 mg L¯¹. Para as análises bioquímicas os resultados encontrados mostram que não foram observadas alterações significativas nas reservas de glicogênio, apenas na concentração de 16 mg L¯¹ teve um aumento significativo (± 348%), quando comparado ao grupo controle (CTR). Os níveis de glicose demonstraram um aumento significativo apenas nos grupos de 16 mg L¯¹ (± 234%) e de 23 mg L¯¹ (± 162%) e no lactato foi observado um aumento significativo nas concentrações de 13 mg L¯¹ (± 279%), 16 mg L¯¹ (± 284%) e 18 mg L¯¹ (± 268), contudo houve uma redução significativa (± 69%) na concentração de 4,5 mg L¯¹, quando comparados ao grupo CTR. Os resultados obtidos no monitoramento da qualidade da água demonstraram que o isopropil xantato de sódio se manteve estável e que não houve interferência nos parâmetros da água, assegurando as condições de sobrevivência aos peixes. Frente aos resultados encontrados neste estudo pode-se constatar que através das alterações observadas nos diferentes parâmetros analisados o reagente isopropil xantato de sódio altera o metabolismo de carboidratos no D.rerio.
Orientador(es): Marqueze, Alessandra
Coorientador(es): Rodrigues, Cristiane Oliveira
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fbeliseu.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.