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Authors: Vaz, Douglas
Title: Mediação pedagógica em educação online: um estudo de caso
Keywords: Mediação Pedagógica;Educação Online;Espaços Digitais Virtuais;Construção do Conhecimento
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade La Salle
Abstract: Diante das constantes e intensas transformações que a sociedade da informação e da comunicação vivenciou nas últimas décadas, assim como a emergência da educação online enquanto fenômeno resultante da cibercultura, o presente Estudo de Caso, resultado da pesquisa desenvolvida no contexto da linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. O objetivo dessa pesquisa constitui-se em identificar e analisar o processo de mediação pedagógica na disciplina Informática e Multimeios na Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), a partir das ocorrências de perturbação, comunicação, interação e cooperação entre os estudantes para a construção do conhecimento no âmbito da disciplina analisada. Na construção do referencial teórico foram abordadas as seguintes temáticas: Histórico da EaD no Brasil, Educação online nos espaços digitais virtuais e o processo de perturbação, a convergência de mídias para a comunicação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, interação e cooperação em espaços digitais virtuais, a mediação pedagógica e a construção do conhecimento. Os dados para análise foram coletados através de: a) observação dos estudantes nos diferentes espaços da disciplina; b) do registro das comunicações e das interações entre estudantes e professora; c) autoavaliação feita no final da disciplina, no primeiro semestre de 2016 e durante a realização pelo pesquisador de Estágio de Docência no Ensino Superior na disciplina analisada. A análise e categorização dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Ao final do estudo, identificamos que a mediação pedagógica em uma disciplina online, juntamente com elementos de perturbação, comunicação, interação e cooperação pode promover a construção do conhecimento dos estudantes. Concluímos que uma metodologia baseada nos princípios da mediação pedagógica e que leve em consideração os conceitos evidenciados nesta pesquisa pode potencializar as relações construídas com os estudantes. Evidenciamos que a construção do conhecimento é híbrida e marcada pela coautoria, através da cooperação, que pode ser amplamente explorado no contexto da educação online.
In the face of the constant and intense changes that the information and communication society has experienced in the last decades, as well as the emergence of online education as a phenomenon resulting from Cyberculture, the present case study, result of the research developed in the context of the research line Cultures, Languages and Technologies in Education. The objective of this research is to identify and analyze the process of pedagogical mediation occurred in the graduate course titled Informática e Multimeios na Educação of Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), as from the occurrences of disturbance, communication, interaction and cooperation between students for the construction of knowledge in scope of the discipline analyzed. In the construction of the theoretical reference the following topics were covered: Distance Learning History in Brazil, Online Education in virtual digital spaces and the process of disruption, the convergence of media for communication in Virtual Learning Environments, interaction and cooperation in virtual digital spaces, the mediation and the construction of knowledge. The data for analysis were collected through: a) observation of the students in the different spaces of the discipline; b) the communication record and the interactions between students and the teacher; c) and the self-assessment done at the end of the course, at first half of 2016 and during the teaching Internship researcher in higher education in the analyzed subject. The data analysis and categorization was performed based on the Bardin Content Analysis (2011). At the end of the study, it was identified that pedagogical mediation in an online discipline, along with elements of disturbance, communication, interaction and cooperation can promote the construction of students’ knowledge. We conclude that a methodology based on the principles of pedagogical mediation and that takes into account the concepts evidenced in this research can potentialize relations built with the students. We evidenced that construction of knowledge is hybrid and marked by co-authorship, through cooperation, which can be widely explored in the context of online education.
metadata.dc.contributor.advisor: Backes, Luciana
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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