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Authors: Seniw, Rafael Meira
Title: Constituição do professor reflexivo e a revitalização da práxis educativa no ensino médio: a articulação entre a práxis, a formação e a investigação
Keywords: Práxis educativa;Formação de professores;Pesquisa-ação colaborativa;Constituição do professor reflexivo;Educação de qualidade
Issue Date: 2016
Publisher: Centro Universitário La Salle
Abstract: A pesquisa-ação colaborativa problematiza as contribuições da articulação entre a práxis educativa, a formação docente e a investigação, visando à constituição de professores reflexivos e à revitalização da práxis educativa dos professores que atuam nas turmas do Ensino Médio do Colégio La Salle Canoas, no ano de 2015. O estudo se insere na linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), Formação de professores, teorias e práticas educativas, e se constitui no recorte de uma pesquisa mais ampla, direcionada à qualidade da educação no Ensino Médio, coordenada pela orientadora desta investigação. Participam do estudo 21 professores, na faixa etária entre 25 e 65 anos, sendo 8 do sexo masculino e 13 do feminino. O referencial teórico está estruturado nos seguintes pilares: a pesquisa-ação colaborativa; a constituição do professor reflexivo; a formação continuada e a práxis educativa. A coleta de dados no decorrer das etapas constituintes da pesquisa-ação colaborativa foi realizada por meio da análise documental, do questionário, da observação e dos registros no Diário de Campo do pesquisador. Tais dados são analisados com base na Técnica de Análise de Conteúdo. A contribuição mais significativa deste estudo surge na medida em que o foco investigativo resulta das demandas formativas e da necessidade de revitalização da práxis educativa. Estas demandas são identificadas tanto pela Equipe Diretiva quanto pelo coletivo de professores do Colégio La Salle Canoas, e tal processo viabiliza a relação entre a Universidade e a Educação Básica, necessidade tão enfatizada pelos dispositivos legais. Portanto, a investigação encontra eco nas motivações e inquietações desse coletivo que busca – por meio da articulação entre a formação, a investigação e a revitalização da práxis educativa –, caminhos para potencializar, cada vez mais, a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio no referido Colégio. Dito de outra forma, o estudo contribui particularmente para o contexto em que ele se efetiva e para os profissionais que nele atuam, de forma que tais achados não podem ser generalizados, mas podem sinalizar para outros caminhos possíveis a serem trilhados em outras realidades e contextos educacionais. Além disso, os achados desse estudo poderão contribuir para o avanço das discussões acerca da práxis educativa no Ensino Médio e dos processos formativos com os professores que exercem a docência nesta etapa; para a revitalização da práxis educativa dos professores participantes do estudo, fazendo com que tal revitalização incida na potencialização da aprendizagem dos estudantes; e para a constituição de professores reflexivos e a melhoria da qualidade da educação no contexto estudado.
The collaborative action research discusses the contributions of the joint among the educational praxis, teacher training and the investigation for the constitution of reflective teachers and the revitalization of the educational praxis of teachers working in high school classes of Colégio La Salle Canoas, in the year of 2015. This study is part of the research line of the Postgraduate Education Course of the University Center Program La Salle (UNILASALLE), teacher training, educational theories and practices, and it is a clipping of a broader research, directed to the quality of high school education, coordinated by the advisor of this investigation. Twenty-one teachers, aged 25 to 65 years, 8 male and 13 female, took part in this study.The theoretical framework is based on the following pillars: the collaborative action research; the constitution of the reflective teacher; continuing training and educational praxis. Data collection, during the stages of collaborative action research, is being carried out through the analysis of documents and questionnaires, observations and records on field journals of the researcher. Such data are analyzed based on Content Analysis Technique. The most significant contribution of the study is to the extent that the investigative focus comes from the formative demands and from the need to revitalize the educational praxis, identified by both the policy team and the collective team of teachers from Colégio La Salle Canoas and that such a process enables the relationship between University and Basic Education, which is largely emphasized by the legal provisions. Therefore, the investigation is echoed by the motivations and concerns of this collective that seeks, by the means of the articulation among the training, the research and the revitalization of educational praxis, ways to enhance, increasingly, the learning of high school students of the so called school. In other words, the study has a particular contribution to this context in which it becomes effective and to the professionals who act in this field, so that such findings cannot be generalized, but can signal to other possible paths to be trodden in other educational contexts and realities. In addition to this, the findings of this study will probably contribute to the progress of the discussions about educational praxis in high school; training processes with teachers engaged to teaching in this step; the revitalization of the educational praxis of teachers participating in the study and that such revitalization can focus on the development of students learning; the constitution of reflective teachers and the improvement of the quality of education in the context studied.
metadata.dc.contributor.advisor: Sarmento, Dirléia Fanfa
Appears in Collections:Dissertação (PPGE)

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